Pub
Pub
artigo
imprimir

Perímetro abdominal: vamos lá a saber

Já ouviu falar do perímetro abdominal? E sabe por que é que está relacionado com o risco cardiovascular? Neste artigo contamos-lhe tudo.

O perímetro abdominal é a medida à volta da barriga. É um indicador de risco cardiovascular mais fiável que o IMC (índice de massa corporal). Isto porque a presença de gordura em excesso nesta zona do corpo duplica o risco de vir a ter uma doença cardiovascular.

Os perigos do perímetro abdominal (aumentado)

A gordura que se acumula na zona da barriga é mais perigosa para a saúde do que a gordura localizada noutras partes do corpo. Isto porque é na zona do peito e abdómen que se encontra a maioria dos nossos órgãos vitais (coração, fígado, rins…).

 

Esta gordura, também chamada visceral, está relacionada com inflamação crónica e resistência à insulina. Facilita o aumento do colesterol e dos triglicéridos, aumenta o risco de diabetes e de hipertensão e favorece o aparecimento da doença cardiovascular. Nomeadamente, piora o risco de AVC e insuficiência cardíaca.

 

Normalmente, a acumulação de gordura nesta zona do corpo deve-se a:

 

  • fatores genéticos e/ ou hormonais
  • má alimentação rica em gorduras, açúcares e ultraprocessados
  • tabagismo
  • sedentarismo
  • stresse

 

Para lá do peso

 

Mais do que o peso total ou o IMC, é importante ter atenção ao perímetro abdominal. Uma pessoa que esteja dentro do seu peso normal ou que tenha apenas um ligeiro excesso de peso, pode ter um perímetro abdominal indicador de risco cardiovascular. Por si só, esta medida não determina que a pessoa esteja condenada a ter doença cardiovascular. No entanto, é um parâmetro preocupante. Devem sempre ser feitos exames e análises complementares, de modo a avaliar o risco real.

 

Alguns estudos avançam mesmo que as mulheres com excesso de gordura abdominal que têm uma cintura mais larga em relação às ancas, têm um risco mais elevado de sofrer um ataque de coração do que os homens com a mesma forma corporal.

 

Como medir o perímetro abdominal?

 

  • Mantenha-se de pé, com os pés juntos, de preferência sem camisolas.
  • Coloque uma fita métrica ao redor da barriga, passando a direito sobre o umbigo.
  • Mantenha a barriga descontraída.
  • Inspire, expire e meça sem apertar a fita, após a expiração.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como valor máximo saudável um perímetro abdominal de 88 cm para as mulheres e 102 cm para os homens.

artigo

32.

O que é considerado o peso ideal?

Objetivo: reduzir o perímetro abdominal

 

Tanto os homens como as mulheres deverão ter atenção ao seu perímetro abdominal. Se necessário, é importante que se adoptem medidas para a sua redução. Nomeadamente através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico.

 

Algumas medidas que pode adotar, se for caso disso:

 

  • beber muita água, chás e infusões sem açúcar nem mel para evitar a retenção de líquidos
  • fazer uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras saturadas, açúcares simples e calorias excessivas
  • praticar atividade física regular: pelo menos 30 minutos por dia, 4 a 5 vezes por semana
  • respeitar o tempo de descanso e ter um sono de qualidade, para um metabolismo eficaz e um bom equilíbrio hormonal.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte