Pub
Pub
artigo
imprimir

A sério que isso afeta o coração? Curioso!

Hoje vamos falar sobre curiosidades que nunca pensamos que afetam o coração… mas afetam!

O coração é um dos principais órgãos do corpo humano. Pode não saber, mas o coração começa a bater na 4ª semana de gestação. O coração de um adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 340 gramas. O coração gera o seu próprio impulso elétrico, sem depender da função cerebral e o bate cerca de 100.000 vezes por dia.

 

Além disso, sabia que estar apaixonado afeta o coração? Um estudo feito nos Estados Unidos da América revelou que a frequência cardíaca das pessoas apaixonadas é semelhante. Também o riso afeta o coração: rir aumenta o fluxo de sangue no organismo e melhora as funções do sistema cardiovascular.

Mitos e verdades: afeta o coração?

Apenas obesos têm doenças cardíacas

 

É verdade que a nossa alimentação afeta o coração e está diretamente relacionada com o surgimento de doenças cardíacas. Na verdade, a obesidade faz com que as pessoas desenvolvam com maior frequência algumas doenças como a hipertensão, diabetes e elevados níveis de colesterol. No entanto, nem só as pessoas obesas sofrem de doenças cardíacas.

 

As emoções afetam o coração

 

Alguns fatores como raiva, stresse, ansiedade, tristeza e solidão afetam o coração e constituem fatores de risco que para o surgimento de doenças cardiovasculares.

 

Quem pratica exercício físico regularmente não tem doenças cardíacas

 

Adotar um estilo de vida saudável é um fator protetor de aparecimento de doenças cardíacas. Mas isto não significa que quem pratica exercício físico não virá a sofrer de doenças cardíacas.

artigo

20.

A importância do exercício físico para o coração

Existem alimentos que nos protegem de doenças cardíacas

 

Os alimentos pobres em gorduras são bons para o coração e protegem-no de vir a sofrer de algumas patologias.

 

O tabaco afeta o coração

 

O tabagismo é um dos principais fatores de progressão da aterosclerose que leva a doenças cardiovasculares.

 

O café afeta o coração

 

O café, desde que consumido de forma moderada não é prejudicial para o coração.

 

E o stresse, afeta?

 

O stresse é um grande vilão para o coração. Na realidade, tanto o stresse como as emoções negativas podem prejudicar o coração. Um exemplo disto é a miocardiopatia de Takotsubo, uma doença cardíaca cujo principal fator de risco é o stresse.

 

O enfarte agudo do miocárdio tem sempre os mesmos sintomas

 

De facto, o sintoma mais comum de enfarte agudo do miocárdio é a dor no peito, no entanto outros sintomas como náuseas, falta de ar, tonturas, vertigens ou dor nas costas também podem surgir neste contexto.

 

Se tiver uma doença cardíaca não devo fazer atividade física

 

Se tiver uma doença cardíaca, deve fazer atividade física adequada, que não agrave a sua doença.

 

Em conclusão, muitos são os mitos que existem sobre o coração e os fatores que o afetam e que podem desencadear doenças cardíacas. Para manter o seu coração saudável, deve adotar estilos de vida saudáveis e manter o seu seguimento no medico de família, com consultas onde sejam pedidos os exames adequados para ir controlando o seu coração e as doenças que este pode vir a ter.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte