Pub
Pub
artigo
imprimir

Sinto o coração acelerado, será normal?

Sentir o coração acelerado pode ter várias explicações. Hoje iremos descobrir quais são e quando recorrer ao médico.

Sentir o coração acelerado pode ser normal em certas situações. No entanto, é necessário saber quando pode ocorrer e conhecer os sinais de alarme.

Coração acelerado: porquê?

Normalmente não sentimos o nosso coração a bater. No entanto, quando o ritmo do coração fica mais forte ou mais acelerado, podemos sentir.

 

A este processo chamamos de taquicardia. A taquicardia pode ser sinusal, quando o ritmo é normal e existe apenas um aumento da frequência (isto é, bate de forma precisa, mas mais acelerado).  Ou arrítmica, quando, para além do coração acelerado, o ritmo está alterado (os batimentos são imprevisíveis).

 

As taquicardias também se podem dividir consoante a sua origem no coração. Desta forma, podem ser taquicardias supraventriculares, quando se originam nas aurículas, ou ventriculares, quando começam nos ventrículos.

Causas possíveis

Coração acelerado nem sempre é sinónimo de um problema. Aliás, é normalmente fisiológico. Por outras palavras, pode ser uma resposta natural do nosso organismo, sem que signifique que exista uma doença. Entre as causas naturais mais comuns, encontramos:

 

Exercício físico

 

Durante o exercício o coração fica acelerado, para que o sangue seja bombeado mais rápida e eficazmente. Assim, os músculos em esforço são irrigados com oxigénio e nutrientes nas quantidades necessárias.

 

Ansiedade e emoções fortes

 

Situações de ansiedade, medo ou stresse desencadeiam uma resposta de «fuga» no nosso organismo. Aqui, o corpo prepara o seu instinto de sobrevivência, no qual o coração acelerado é uma das respostas. A base é a mesma do exercício físico: bombear o sangue mais eficazmente para os tecidos em situações que o nosso corpo percebe como «de risco».

 

Febre

 

Perante a subida da temperatura, o coração acelerado representa uma resposta normal de ajuda no combate à infeção.

artigo

36.

O que significa taquicardia

Outras causas incluem certas doenças que provocam os batimentos acelerados do coração:

Anemia

 

A anemia ocorre quando não existe uma substância chamada hemoglobina em quantidade suficiente no sangue. Como é a hemoglobina que leva o oxigénio para os tecidos, o coração tem de fazer um esforço maior para fazer chegar o oxigénio suficiente. Por este motivo, o coração fica mais acelerado.

 

Hipertiroidismo

 

O hipertiroidismo ocorre quando existe um aumento das hormonas tiroideias no organismo. O hipertiroidismo provoca uma aceleração do metabolismo, aumentando o fluxo de sangue e provocando uma aceleração do coração.

 

Doenças cardíacas

 

Não é de estranhar que certas doenças possam ser responsáveis por um coração acelerado. Entre elas, destacamos:

 

  • enfarte agudo do miocárdio;
  • insuficiência cardíaca;
  • anormalidades na condução elétrica ou estrutura do coração.

 

Desequilíbrios eletrolítico

 

Existem eletrólitos em circulação no sangue que são fundamentais para o bom funcionamento das nossas células, nomeadamente o sódio e o potássio. Se houver um desequilíbrio nessas substâncias, as células do coração podem ser afetadas.

 

Abuso de tabaco, álcool ou café.

Quando ir ao médico?

Como descrito acima, um coração acelerado pode ser uma resposta normal do organismo, principalmente em situações de stresse. No entanto, pode também significar alguma doença ou condição e, dessa forma, é fundamental uma investigação médica. A presença simultânea de certos sintomas é um sinal de alerta, designadamente:

 

  • ocorrer em repouso;
  • falta de ar;
  • cansaço;
  • tonturas.

 

Se sente o seu coração acelerado, existem exames que permitem esclarecer a causa, tais como:

 

  • eletrocardiograma (normal ou com prova de esforço);
  • ecocardiograma;
  • análises ao sangue.

 

Ir ao seu médico vai permitir conhecer a causa e iniciar tratamento, caso seja necessário. Para mais informação: junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • WebMD

  • Medtronic

  • Dynamed

artigo
imprimir
anterior seguinte