Pub
Pub
artigo
imprimir

A frequência cardíaca aumenta na gravidez?

A gravidez corresponde a um estado de inúmeras alterações no corpo de uma mulher. Hoje vamos perceber se a frequência cardíaca aumenta na gravidez.

Se a frequência cardíaca aumenta na gravidez, isso pode ser normal. Isto em virtude das mudanças fisiológicas que ocorrem nesse período. Esse aumento tem como objetivo o fornecimento de oxigénio e nutrientes ao bebé. Desta forma, é normal que o coração bata mais rápido, para que haja fluxo sanguíneo adequado tanto para a mulher como para o bebé.

Como se comporta o coração na gravidez?

O que acontece durante a gravidez é que o coração da mulher vai ter de trabalhar mais rápido, já que à medida que o bebé cresce, o coração necessita de bombear mais sangue para o útero. Também existe aumento do volume do sangue que circula no corpo da mulher grávida e, para lidar com isso, a frequência cardíaca aumenta.

O que acontece quando a frequência cardíaca aumenta na gravidez?

Que a frequência cardíaca aumente durante a gravidez é normal, sobretudo no terceiro trimestre, onde o bebé já está mais desenvolvido e necessita de maior quantidade de oxigénio e nutrientes. O aumento da frequência cardíaca também pode estar relacionado com a ansiedade para o parto.

 

No entanto, quando o aumento da frequência cardíaca na gravidez se associa a alguns sintomas como dificuldade em respirar ou dor no peito, é importante que se investigue a sua causa.

Causas de aumento da frequência cardíaca na gravidez

Algumas causas do aumento da frequência cardíaca na gravidez são:

 

  • Consumo excessivo de cafeína;
  • Alterações cardíacas devido a uma gravidez anterior;
  • Problemas cardíacos, como aterosclerose ou hipertensão pulmonar;
  • Reação a alguma medicação;
  • Tensão (pressão) arterial alta;
  • Alterações na tiroide.
artigo

Viver a gravidez com doença cardiovascular

Assim, é fundamental que, antes de engravidar, a mulher faça um check up médico e, caso exista algum problema do foro cardíaco, possa ter alguns cuidados durante a gravidez e seguir as recomendações dos profissionais.

 

As alterações patológicas da frequência cardíaca durante a gravidez são mais comuns em mulheres com mais de 40 anos, que são sedentárias ou que fumam e que não possuam estilos de vida saudáveis.

Como controlar esse aumento?

Na maioria dos casos, o aumento da frequência cardíaca durante a gravidez é normal. Apesar disso, em algumas situações, quando a mulher apresenta outros sinais ou sintomas ou já foi diagnosticada com alterações cardíacas, o médico pode indicar o repouso e o uso de alguns fármacos para aliviar os sintomas e regular a frequência cardíaca.

 

Por outro lado, para evitar o aumento exagerado da frequência cardíaca durante a gravidez, é importante que a mulher adquira hábitos saudáveis. Praticando atividade física, evitando o consumo de alimentos e bebidas com cafeína e tendo uma alimentação saudável.

 

Assim, se gosta deste tipo de artigos, o melhor mesmo é começar a seguir-nos, juntando-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • DynaMed

artigo
imprimir
anterior seguinte