Como funciona o coração: as válvulas cardíacas
O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, pelo que é importante conhecer como funciona e como é o seu interior. Hoje falamos sobre as válvulas que permitem a passagem do sangue entre as várias divisões do coração.

As válvulas cardíacas estão para o coração como as portas de uma casa: separam as várias divisões, abrindo e fechando rapidamente para o sangue circular numa única direção, sem que volte para trás.
Bem-vindo a mais um artigo na nossa já clássica rubrica sobre o funcionamento do coração!
Quantas válvulas existem no coração?
O coração divide-se em 4 divisões principais: 2 mais pequenas, chamadas de aurículas, e 2 maiores, os ventrículos. Para entrar e sair sangue dos ventrículos existe uma válvula, sendo 4 no total:
- Tricúspide. Divide a aurícula e o ventrículo direitos.
- Pulmonar. Saída do ventrículo direito.
- Mitral. Divide a aurícula e o ventrículo esquerdos.
- Aórtica. Saída do ventrículo esquerdo.
As válvula mitral e tricúspide são chamadas de atrioventriculares e são maiores do que as outras duas válvulas de saída dos ventrículos.
Como circula o sangue no nosso corpo?
Na metade direita do coração circula o sangue venoso (com dióxido de carbono). O sangue entra na aurícula direita quando o coração está relaxado (aberto), passa para o ventrículo direito através da válvula tricúspide e, quando o coração contrai (fecha), sai pela válvula pulmonar para os pulmões para ser renovado com oxigénio.
Nos pulmões, torna-se sangue arterial (com oxigénio) e entra no coração na aurícula esquerda. Depois, desce para o ventrículo através da válvula mitral e sai pela válvula aórtica em direção a todo os vasos sanguíneos do corpo. Este circuito é muito rápido e acontece com cada batida do coração, em média 60 a 100 vezes por minuto.
Qual a função das válvulas?
Cada válvula cardíaca é composta por 3 partes (folhetos), com exceção da válvula mitral que só tem 2. Os folhetos abrem e fecham de forma a deixar o sangue passar numa só direção. Com a idade, ou em algumas doenças, os folhetos podem estar demasiado apertados e rígidos (estenose), não deixando passar todo o sangue que deviam.

Por outro lado, podem estar demasiado largos e relaxados (regurgitação), deixando que parte do sangue que passa volte para trás. Estas duas situações tornam a circulação do sangue mais turbulenta e menos eficiente, aumentando o trabalho do coração.
O que pode causar doença das válvulas?
Existem várias doenças que podem provocar um mau funcionamento das válvulas cardíacas, tais como:
- Doença valvular degenerativa;
- Calcificação dos folhetos valvulares;
- Doença arterial coronária;
- Febre reumática;
- Endocardite bacteriana;
- Malformações congénitas.
Como diagnosticar e tratar estes problemas?
O mau funcionamento das válvulas pode dar sintomas. Dor no peito, cansaço, falta de ar, tonturas ou perda de consciência, por exemplo.
Nos casos que não dão sintomas, o problema pode ser detetado através de exames como o ecocardiograma (ecografia ao coração), a radiografia de tórax ou o cateterismo das artérias do coração.
Nos casos mais graves, se o bombear de sangue do coração não estiver a funcionar bem, pode ser necessário corrigir ou substituir a válvula afetada através de uma cirurgia.
Junte-se à comunidade Cardio 365º!
Edwards Lifesciences
New Heart Valve
WebMD