Pub
Pub
artigo
imprimir

Como funciona o coração: os ventrículos

O coração é o principal órgão do corpo humano e é constituído por 4 cavidades: 2 aurículas e 2 ventrículos. Hoje vamos aprofundar um pouco mais o funcionamento dos ventrículos. E como os manter saudáveis.

Hoje, com os ventrículos, iniciamos um conjunto de artigos com o principal objetivo de lhe explicar o funcionamento do órgão-chave deste Cardio 365º: o coração.

 

O coração é o principal órgão do sistema circulatório humano (também chamado sistema cardiovascular). A sua função principal é fornecer oxigénio e nutrientes a todo o corpo humano. Divide-se em 2 lados, o direito e o esquerdo. Estes 2 lados do coração estão separados por uma parede muscular, o septo. Em cada lado do coração existem 2 cavidades. Uma aurícula em cima e um ventrículo em baixo. Portanto, o coração é constituído por 4 cavidades. 2 aurículas, a direita e a esquerda, e 2 ventrículos, o direito e o esquerdo.

A anatomia do coração

O lado direito do coração recebe sangue pobre em oxigénio (isto é, desoxigenado) de todo o corpo humano. Este sangue entra no coração, através de vasos, chamados de veias. Depois é bombeado para os pulmões. Aí é enriquecido com oxigénio e se torna sangue oxigenado.

 

O lado esquerdo do coração recebe o sangue dos pulmões e bombeia-o para todos os órgãos do corpo através de vasos chamados artérias.

 

O coração possui um sistema próprio responsável por gerar e conduzir um estímulo elétrico até ao miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que este se contraia.

 

Desta forma, as aurículas recebem o sangue das veias. Funcionam como reservatórios entre as contrações do coração. Contraem-se e esvaziam o sangue, empurrando-o para os ventrículos.

artigo

Como funciona o coração

Os ventrículos

Os ventrículos recebem o sangue das aurículas e em seguida contraem, enviando o sangue para os tecidos. Fazem-nos através de artérias de grande tamanho que têm origem no coração.

 

À contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, chama-se sístole. Ao relaxamento do músculo cardíaco, que leva à entrada de sangue no coração, chama-se de diástole.

 

Ventrículo Direito

 

O ventrículo direito situa-se por baixo da aurícula direita. Recebe o sangue desoxigenado da aurícula direita. E bombeia-o para os pulmões através de uma artéria, a artéria pulmonar.

 

Ventrículo Esquerdo

 

O ventrículo esquerdo situa-se por baixo da aurícula direita. Recebe o sangue oxigenado da aurícula esquerda. E leva-o até todo o corpo, através de uma artéria, a artéria aorta.

 

A espessura da parede do ventrículo esquerdo é muito maior do que a espessura da parede do ventrículo direito. Isto acontece porque a função do ventrículo esquerdo é levar o sangue a todas as partes do corpo. E, por isso, precisa de ter mais força para o fazer.

Como manter os meus ventrículos (e o coração) saudáveis? 

Para manter o seu coração saudável, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares, deve:

 

  • Manter uma alimentação equilibrada
  • Praticar exercício físico
  • Evitar os fatores de risco cardiovasculares, nomeadamente, a tensão arterial, o tabaco e as bebidas alcoólicas.

 

Todas estas são medidas recomendadas por uma das mais prestigiadas associações mundiais para o estudo do coração, a American Heart Association (AHA).

 

Concluindo, uma vida saudável associada a prevenção dos fatores de risco cardiovasculares contribuem para um coração saudável. Com tudo a funcionar em pleno, os ventrículos xonseguirão bombear o sangue a todas as partes do corpo, mantendo a harmonia do corpo humano.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte