Pub
Pub
artigo
imprimir

Exercícios para memória após AVC

Existe uma relação forte entre perda de memória e AVC. A reabilitação da memória através de exercícios é uma opção terapêutica que pode ser importante na recuperação das funções da memória, na capacitação do indivíduo para se adaptar aos problemas, e na qualidade de vida em geral. Saiba mais sobre este tema e descubra alguns exemplos de exercícios para a memória.

As diferentes partes do cérebro controlam a cognição: concentração, memória, resolução dos problemas, visão, coordenação e reconhecimento. De acordo com localização e gravidade dos danos celebrais provocados por um acidente vascular cerebral (AVC), bem como fatores como a idade ou o estado de saúde anterior, o indivíduo pode sofrer sequelas. Os problemas de memória após o AVC são muito frequentes, o que pode levar a dificuldades na vida quotidiana. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, o AVC é uma das principais causas de demência secundária. Os problemas de memória são mais comuns logo após um AVC e, como muitos dos efeitos do AVC, a recuperação mais rápida ocorre nos dias e semanas após o AVC. Mas a recuperação pode continuar por meses ou anos e os exercícios para memória podem ser essenciais.

Falemos sobre a memória

A memória é a capacidade de preservar e recuperar informações obtidas através de aprendizagem ou experiência. Normalmente, diferenciamos 2 tipos de memória:

 

  • curto prazo, um depósito temporário de informações;
  • longo prazo, onde são guardadas rotinas, eventos e sentimentos do passado.

 

O AVC afeta mais frequentemente a memória de curto prazo, assim que a pessoa pode encontrar dificuldades em lembrar-se de algo que acabou de ouvir, e, ao mesmo tempo, lembrar-se de algo que aconteceu há 10 anos. As dificuldades na memória de curto prazo também podem também ser devidas à problemas de concentração: se o indivíduo não conseguir concentrar-se na mensagem que lhe está a ser transmitida, dificilmente conseguirá lembrar o conteúdo da mensagem.

 

A reabilitação da memória através de exercícios é uma opção terapêutica. Esta pode desempenhar um papel positivo na recuperação das funções da memória, na adaptação a problemas e na qualidade de vida em geral.

artigo

18.

Conheça os diferentes tipos de AVC

Exercícios para memória

 

Eis alguns exemplos de exercícios para a memória que pode fazer por si mesmo:

 

Jogo de memória de cartas para formar pares

Comece o jogo colocando um baralho de cartas voltado para baixo sobre uma superfície. Em seguida, descubra 2 cartas por vez. Tente encontrar pares iguais. Não pode descobrir mais de 2 cartas ao mesmo tempo. Se o jogador virar 2 cartas que não correspondem, ambos as cartas devem ser viradas para baixo novamente no mesmo local. Isso o desafia a lembrar onde estão os diferentes cartões.

 

Jogo de encontrar diferenças

Este jogo desafia a lembrar as características de uma imagem para encontrar pequenas diferenças em outra imagem quase idêntica.

 

Sudoku

O sudoku é um jogo de lógica que requer paciência, atenção e aptidão para cálculos simples. O objetivo é pôr números de 1 a 9 em cada linha, coluna e quadrado de 3×3 sem repetir números na horizontal e vertical.

 

Jogo da memória de Simon

Um jogo eletrónico com luzes e sons, no qual os jogadores têm de repetir corretamente as sequências aleatórias das luzes.

 

Xadrez

O xadrez ajuda a memória a memória enquanto cada figura obedece a uma regra diferente. Aqui nada é deixado à sorte, o que conta é memória, estratégia e intuição.

 

Todos os jogos acima mencionados podem ser realizados «ao vivo» ou através dos vários sites online ou apps que disponibilizam este tipo de jogos. Atenção! De acordo com as evidências científicas disponíveis, os exercícios para a memória podem ajudar a melhorar a memória no curto prazo. No entanto, não existem evidências, até hoje, que provem que os benefícios permanecem no longo prazo. Sempre que possível trabalhe os exercícios para a memória juntamente com um profissional de saúde para ter certeza de estar a realizar as tarefas de maneira certa e de maneira a obter o máximo benefício possível.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte