Pub
Pub
artigo
imprimir

Como funciona o sistema cardiovascular?

O sistema cardiovascular é um sistema complexo e que abrange todo o corpo humano. Tem a função essencial de transportar o sangue. Mas como é constituído? E como funciona? Hoje vamos descobrir.

Os constituintes do sistema cardiovascular são o coração e os vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos agrupam-se em artérias, arteríolas, veias, vénulas e capilares. Para compreendermos como o sistema funciona, é essencial falarmos um pouco sobre cada um dos seus integrantes.

O que constitui o sistema cardiovascular?

Coração

 

É o órgão central do sistema cardiovascular. É oco e está dividido em 2 lados: direito e esquerdo. Cada um deles possui uma aurícula e um ventrículo, perfazendo um total de 4 cavidades. O coração é um órgão muito completo, que abrange o seu próprio circuito elétrico, responsável pela contração do músculo.

 

Ao contrair-se, o sangue é impulsionado. Graças às válvulas entre as aurículas, os ventrículos e os vasos de saída, o sangue flui pelas cavidades num só sentido. A contração ventricular chama-se sístole, com simultâneo relaxamento auricular, momento no qual o sangue é impulsionado para fora do coração e as aurículas se enchem de sangue. Já a contração auricular tem o nome de diástole, cuja função é empurrar o sangue para os ventrículos que, por sua vez, relaxam para o receber.

 

Artérias e arteríolas

 

São vasos responsáveis por transportar o sangue do coração para os tecidos. As artérias são grandes vasos e, à medida que se vão ramificando até aos órgãos, vão sendo menores – as arteríolas. São vasos resistentes e elásticos, características que lhes permitem ajustar a variações de pressão arterial, bem como ajudar no seu controlo.

 

Capilares

 

São os vasos de menor calibre que envolvem os órgãos. As suas paredes são fininhas o suficiente para que o oxigénio e nutrientes entrem nas células e para que os detritos saiam das células para o sangue.

 

Veias e vénulas

 

A partir dos capilares, o sangue flui de volta para o coração. Os capilares vão aumentando de calibre até se denominarem de vénulas, e, finalmente, veias. As veias são vasos de grande calibre que transportam o sangue de volta ao coração. Muitas das veias possuem válvulas para contrariar a gravidade e que o sangue não corra em sentido contrário.

Sistema cardiovascular: para que serve?

A principal função do sistema cardiovascular é conduzir o sangue, com oxigénio e nutrientes, até aos diversos órgãos, tecidos e células do organismo. Da mesma forma, através do sangue também se mobilizam os produtos de excreção das células, para serem eliminados.

Coração e circulação sanguínea

O sangue faz um percurso através do sistema cardiovascular, a chamada circulação sanguínea. A circulação do sangue pode ser dividida em 2 grandes grupos: a pulmonar e a sistémica. O coração funciona como «bomba» impulsionadora de ambas as circulações.

 

Circulação pulmonar

 

A circulação pulmonar tem como objetivo «carregar» o sangue de oxigénio. Depois de passar pelo resto do corpo, o sangue desoxigenado entra na aurícula direita pelas veias cavas inferior e superior. Depois, atravessa a válvula tricúspide para o ventrículo direito, ultrapassando a válvula pulmonar até à artéria pulmonar, onde segue para os pulmões. Nos capilares pulmonares dão-se as trocas gasosas, o sangue é oxigenados e segue pelas vénulas até às veias pulmonares, onde entra na aurícula esquerda.

 

Circulação sistémica

 

Depois de estar na aurícula esquerda, o sangue passa a válvula mitral até ao ventrículo esquerdo e, daí, atravessa a válvula aórtica para chegar á artéria aorta. A aorta é a maior artéria do sistema cardiovascular. Ramifica-se em várias artérias que suprem o resto do corpo, levando sangue oxigenado para todos os órgãos, exceto os pulmões. Nos vários capilares, o oxigénio é entregue aos órgãos que dispensam os seus resíduos. Já desoxigenado, o sangue flui pelas vénulas e veias até às veias cavas inferior e superior, onde entra pela aurícula direita no coração. A partir do lado direito do coração, começa a circulação pulmonar.

artigo

07.

Combater o sedentarismo pelo seu coração

Junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte