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Os benefícios do mindfullness para a saúde

Provavelmente já se terá deparado com o termo mindfullness no seu dia a dia, mas sabe o que significa e quais os benefícios que o mesmo poderá trazer à sua saúde?

Desde livros de auto-ajuda, a séries de televisão, artigos online, o mindfullness está um pouco por todo o lado. De forma um pouco confusa, o conceito de mindfullness pode ser duas coisas:

 

  • um estado ou «qualidade» da mente;
  • uma forma de meditação que leva a este estado mental.

 

Vamos focar-nos essencialmente no segundo aspeto da prática de mindfullness que se pode referir a uma panóplia de atividades mentais que partilham entre si um foco na prática da auto-regulação da concentração e da atenção com o objetivo de controlar os processos mentais e de aumentar o bem-estar. As meditações muitas vezes divulgadas nos programas de mindfullness são fortemente inspiradas pelas meditações clássicas budistas, removendo-se a associação religiosa das mesmas e podendo ser praticadas por pessoas de qualquer religião, credo ou ausência do mesmo.

Técnicas de mindfullness: meditação

Os tipos mais comuns de meditação incluem a «atenção focada» (em que a atenção está focada num objeto ou numa ação como respirar) ou os processos de «monitorização aberta». A forma mais fácil de explicar a segunda surge através de um exemplo encontrado em muitos estudos e livros publicados sobre a matéria. Imagine a sua mente como uma estrada com carros. No seu pensamento normal, está «dentro» de cada um dos carros e vai saltando de carro em carro, de um pensamento para outro. A maioria das pessoas, ao iniciar a prática de meditação, tenta eliminar todos os carros da estrada, ou seja, todos os pensamentos da mente, o que é impossível e pode ser frustrante. A analogia feita por especialistas consiste em ficar sentado na berma a observar os carros que estão a passar na estrada, apercebendo-se da sua presença.

 

As técnicas de meditação podem ser combinadas e adaptadas a cada pessoa e às suas necessidades. Por exemplo, se for uma pessoa que não contempla ficar 10 minutos sentado a meditar, poderá adaptar a prática a uma meditação com movimento. As adaptações são inúmeras e adequadas a qualquer perfil.

Benefícios para a saúde

As técnicas de mindfullness associadas a terapêuticas convencionais, podem ajudar no controlo sintomas de depressão e ansiedade. Ou seja, podem prevenir e ajudar a monitorizar pensamentos e a gerir situações de stresse e até rotinas diárias. Existe alguma evidência de que a prática meditativa regular pode levar a mudanças neuronais e a um bem-estar prolongado.

 

Concluindo, a prática de técnicas de mindfullness e meditação podem ajudar a gerir várias patologias como ansiedade crónica e depressão. Sem substituir a terapêutica farmacológica nos casos necessários, são ferramentas interessantes que podem ser aplicadas por qualquer pessoa na sua rotina, trazendo enormes benefícios a curto, médio e longo prazo.

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105.

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Referências
  • Lomas T, et al., 2017.

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