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Porque dizem que deixar de fumar engorda?

É verdade, a maioria das pessoas que deixam de fumar engordam. O ganho de peso é geralmente devido a uma combinação de mudanças no metabolismo e nos comportamentos do ex-fumador. Descubra por que razões dizem que deixar de fumar engorda e o que pode fazer para que não aconteça.

Será que deixar de fumar engorda? Em média, quem pára de fumar ganha entre 2 e 5 quilos de peso nas primeiras semanas. Cerca de 30% desse aumento vem da perda dos efeitos do tabaco no corpo, em particular no que concerne o impacto da nicotina sobre o metabolismo. A nicotina acelera o metabolismo e a queima de calorias em repouso de 7 a 15%. Portanto, um não fumador precisa de consumir um número inferior de calorias de um fumador com as mesmas características físicas.

 

Por outro lado, a relação entre cessação tabágica e aumento de peso não é automática. Ou seja, depende também de novos hábitos adquiridos pelo ex-fumador. O restante aumento de peso deve-se em muito ao aumento do apetite. Ou seja, os cigarros reduzem o apetite, e, além disso, os alimentos têm um sabor melhor depois de ter deixado de fumar. Além disso, fumar é um hábito muitas vezes substituído por outro: comer mais snacks.

Deixar de fumar engorda? Então siga estas técnicas

Saber quando e o que comer

 

O aumento de peso vem muitas vezes de lanches extras para compensar a falta do cigarro. Assim sendo, antes de comer algo pergunte a si mesmo: estou realmente com fome? Caso a resposta seja sim, tente escolher alimentos com baixo teor calórico como, por exemplo, frutas e vegetais. Dessa forma poderá reduzir muito a ingestão de calorias adicionais, e com isso o ganho de peso. Por outro lado, frutas e vegetais vão trazer vitaminas e minerais valiosos para o seu organismo. Além disso, tente comer mais devagar e faça o de forma consciente: sente-se para comer sem fazer outra coisa ao mesmo tempo (como ver a televisão).

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77.

Como ler os rótulos dos alimentos

Pausa para… exercício físico?

 

Em segundo lugar, deixar de fumar pode ser uma oportunidade para introduzir mais um hábito saudável. Que tal praticar exercício físico mais regular? Depois de deixar de fumar terá progressivamente mais capacidade pulmonar e saúde cardiovascular, o que torna muito mais fácil manter-se ativo. Uma atividade física regular pode prevenir o ganho de peso associado ao deixar de fumar. Se precisar de ideias para treinar espreite os nossos artigos sobre como fazer ginásio em casa ou sobre quais são os melhores exercícios para emagrecer.

 

Preencha as pausas com novos hábitos

 

Mantenha-se ocupado naquelas que acostumavam ser as suas «pausas cigarro». Por exemplo, pode jogar no seu telemóvel ou aderir às pastilhas elásticas. Tente substituir o hábito de sair para fumar um cigarro com o sair para fazer algum exercício ou caminhar. O cigarro era uma desculpa para apanhar ar? Então dê antes uma volta ao prédio.

E se ganhar peso?

Mesmo que ganhe algum peso, vários estudos mostram que os quilos extras ganhos depois de parar de fumar são geralmente eliminados no primeiro ano. Portanto, é bom ter em mente que esses quilos podem eventualmente ser perdidos. Em contrapartida, os benefícios de parar de fumar vão ser permanentes e podem superar de longe os malefícios de um pequeno ganho de peso!

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • WebMD

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