5 Alimentos ricos em magnésio
O magnésio é o quarto mineral mais abundante no nosso organismo. Saiba mais sobre este mineral e os seus benefícios para a saúde. Além disso, vamos mostrar-lhe alguns alimentos ricos em magnésio que pode incluir na sua alimentação.

O magnésio é um mineral e apenas conseguimos obtê-lo através da alimentação. É por isso que é tão importante saber quais os alimentos ricos em magnésio. Sabia que uma pessoa saudável tem cerca de 21 g a 28 g de magnésio no organismo? É verdade! Está distribuído pelos ossos (65%), pelos músculos (25%) e pelos tecidos moles e fluidos corporais (10%).
O magnésio intervém nos seguintes processos:
- Metabolismo do açúcar e controlo da glicemia;
- Regulação dos níveis de cálcio, juntamente com a vitamina D, o cobre e o zinco;
- Produção de melatonina, beneficiando a qualidade do sono;
- Formação de colagénio, fundamental para os ossos, tendões e cartilagens;
- Síntese de ATP (molécula utilizada pelo corpo como fonte de energia) importante no exercício físico;
E ainda:
- Intervém em problemas neurológicos com a ansiedade e o stresse.
- Reduz o risco de problemas cardiovasculares ao manter a regularidade dos batimentos cardíacos e, assim, controlar a pressão arterial.
É possível, então, que certas situações como as cãibras, dores de cabeça e insónias frequentes, bem como taquicardia ou alterações da tensão arterial possam estar relacionadas com a falta de magnésio.
Que quantidade de magnésio devemos ingerir por dia?
A dose diária recomendada de magnésio varia com a idade e o género. Na idade adulta, a dose diária recomendada é de 400 mg para os homens e 310 mg para as mulheres. No caso das mulheres, durante a gravidez e amamentação, as necessidades de magnésio variam entre 350mg/dia e 310mg, respetivamente.
Para garantir o seu consumo diário, descubra as sugestões de alimentos ricos em magnésio que temos para si!

Junte-se à comunidade Cardio 365º!