Pub
Pub
artigo
imprimir

Conheça os tipos de dor de cabeça

A dor de cabeça nem sempre é igual: existem, de facto, vários tipos. Hoje vamos conhecer os diferentes tipos de dor de cabeça.

A dor de cabeça pode manifestar-se de diferentes maneiras. Na verdade, dependendo da localização, duração e outras características, podemos classificá-la em vários tipos de dor de cabeça. Conforme o tipo, haverá um tratamento e prognóstico mais adequados.

Que tipos de dor de cabeça existem?

Antes de mais, é importante classificar a dor de cabeça (também chamada de cefaleia) em 2 grandes grupos: a dor de cabeça primária e a dor de cabeça secundária. Quando falamos em dor de cabeça primária, a mais comum, falamos numa dor de cabeça que não tem uma causa subjacente. Por outro lado, a dor de cabeça secundária implica que haja algo a provocar a dor de cabeça (por exemplo, um trauma ou uma infeção).

 

Enquanto que na dor de cabeça primária tratamos a dor em si, na secundária o foco do tratamento está na causa principal. Neste artigo iremos focar-nos nas dores de cabeça primárias, que se classificam em tipos diferentes:

 

Cefaleia de tensão

 

O tipo de dor de cabeça mais comum. É característica por afetar a região frontal da cabeça, ou seja, a zona da testa, normalmente de intensidade leve a moderada. Na maioria das vezes, é descrita como uma «pressão» e coexiste com desconforto à palpação da testa.

 

Enxaqueca

 

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça comum, que afeta 2 a 3 vezes mais as mulheres que os homens. Pode ser dividida em enxaqueca com ou sem aura. A aura são sintomas neurológicos reversíveis que precedem a dor de cabeça, por exemplo, sensações visuais (ver pequenas luzes nos cantos do olho), sensações motoras ou até dificuldades na fala.

 

Tipicamente, a enxaqueca afeta só um lado da cabeça, é uma dor pulsátil, de intensidade moderada a intensa e pode ou não ser acompanhada de fotofobia (agravar com a luz), fonofobia (agravar com o barulho) e náuseas ou vómitos.

 

Cefaleia trigémino-autonómica

 

Este tipo de dor de cabeça deve o seu nome ao nervo trigémio. O nervo trigémio é um nervo localizado na face, que se divide em 3 grandes ramos: o nervo oftálmico, o maxilar e o mandibular. Neste tipo, a dor ocorre no território enervado pelo nervo trigémio e é de alta intensa. Outra característica é ser acompanhada por lacrimejo, congestão nasal, ptose (quando a pálpebra desce), alterações na pupila ou vermelhidão na face.

 

O subtipo mais conhecido deste tipo de dor de cabeça é a cefaleia em salvas, uma dor muito intensa que dura entre 15 a 180 minutos e pode ocorrer várias vezes ao dia. Estudos sugerem que possa haver uma causa hereditária, pois normalmente existe história familiar, bem como uma ligação ao tabagismo.

Outros tipos de dor de cabeça

Os tipos de dor de cabeça enumerados até agora são os mais frequentes. No entanto, existem outros tipos de dor de cabeça primária que vale a pena referir, principalmente pela particularidade de estarem associadas a certas atividades, como os nomes indicam:

 

Cefaleia primária da tosse

 

Um tipo de dor de cabeça que se inicia imediatamente após tossir, podendo durar de segundo a horas.

 

Cefaleia primária do exercício

 

Ocorre geralmente menos de 30 minutos após o início da prática de exercício físico, podendo durar até 48h. Normalmente é uma dor pulsátil que afeta ambos os lados da cabeça.

 

Cefaleia primária associada à atividade sexual

 

Ocorre principalmente associada ao orgasmo e tipicamente na região occipital da cabeça.

artigo

166.

Existe uma relação entre dor de cabeça e hipertensão?

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Dynamed

  • International Headache Society. Classificação Internacional de Cefaleias (3ª edição).

artigo
imprimir
anterior seguinte