Pub
Pub
artigo
imprimir

É possível prevenir a angina de peito?

Quando a angina ocorre sentimos dor ou desconforto cardíaco. Será possível prevenir a angina de peito? Hoje iremos responder a esta pergunta!

Antes de sabermos como prevenor a a angina de peito, importa perceber o que é. Um conjunto de sintomas desencadeado por estímulos específicos, como o exercício físico ou o stresse. Esses sintomas incluem dor ou desconforto no peito, falta de ar, suores ou mau estar geral.

Porque ocorre angina de peito?

A angina de peito é uma condição desencadeada pelo aporte insuficiente de sangue ao coração.

 

As artérias que fornecem o sangue ao coração são as artérias coronárias. Quando existe um estreitamento das artérias coronárias (por exemplo, por deposição de placas de gordura – processo conhecido como aterosclerose), o fluxo sanguíneo até ao coração fica em cheque. Em esforço o coração vai necessitar de mais oxigénio. Dessa forma, de maior fluxo de sangue. Se as coronárias estão«apertadas», este fluxo não vai ser suficiente, o músculo cardíaco sente esta privação e, por isso, existe dor – a angina de peito.

 

Por este motivo, quando ocorre angina de peito estamos perante doença coronária e devem ser feitos exames complementares de diagnóstico.

Como prevenir a angina de peito?

É possível prevenir a angina de peito, mantendo o seu coração saudável. As principais recomendações são:

 

Atividade física

 

É encorajado a atividade física regular, com 30 a 60 minutos diários de exercício aeróbico de moderada intensidade (por exemplo, yoga ou caminhada). O objetivo é melhorar o desempenho cardiorrespiratório. Aliás, a reabilitação cardíaca, vertente da fisioterapia dedicada ao coração, é também uma opção encorajada.

 

Controlo dos fatores de risco

 

Quando falamos em controlo dos fatores de risco, falamos nos princípios básicos de uma vida saudável. Manter um peso adequado. Comer de forma saudável (com baixo teor em gorduras e colesterol). Não fumar e tratar doenças como a hipertensão arterial e a diabetes, caso existam.

 

Todos estes são fatores que promovem o agravamento da angina. Pelo que o seu controlo é fundamental no tratamento da doença.

 

artigo

Afinal, o que é mesmo a angina de peito?

 

Evitar estimulantes

 

Estimulantes como o café o álcool podem potenciar a angina de peito. Como tal, o seu consumo deve ser reduzido, com um máximo de 1 a 2 cafés por dia.

 

Cuidar da saúde mental

 

A saúde emocional está intimamente ligada à saúde do coração. Afinal, gerir situações de stress emocional ajudam a prevenir o aparecimento de angina de peito. Se sofre de sintomas depressivos ou ansiosos, procure o seu médico assistente para que este o possa ajudar.

Acha que tem angina? Fale com o seu médico!

Se sente dor no peito após o esforço que melhora com o repouso, fale com o seu médico assistente. São sintomas que devem ser estudados a fundo, realizando exames cardíacos, para que possa ser encaminhado e tratado.

 

A prevenção da angina de peito passa por evitar que ela aconteça de todo: mantenha o seu coração saudável! Visite o seu médico, não fume, opte por refeições saudáveis e um estilo de vida ativo.

 

Junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • National Health System (NHS)

  • DynaMed

artigo
imprimir
anterior seguinte