Pub
Pub
artigo
imprimir

Os benefícios da fisioterapia para a saúde cardiovascular

A fisioterapia não se esgota no tratamento e recuperação de lesões ou de certas doenças. Conheça os benefícios da fisioterapia na prevenção dos fatores de risco da doença cardiovascular e no seu bem-estar físico e emocional.

Quando pensamos em fisioterapia, podemos facilmente imaginá-la no contexto da recuperação. Ou seja, após uma perna partida, uma cirurgia ou acidente. No entanto, a fisioterapia é uma área vastíssima que pode ser muito benéfica para a saúde cardiovascular, quer sofra de algum problema, ou queira prevenir.

A importância de assegurar uma boa saúde cardiovascular

Nunca é demais relembrar que, em Portugal, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, de internamento hospitalar, de incapacidade e de invalidez. Com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) ou o ataque cardíaco, estas são causadas geralmente por uma combinação de fatores de risco. Estes fatores podem ser não modificáveis, como a idade, o género ou fatores genéticos.

 

Os fatores de risco modificáveis dependem do nosso comportamento, pelo que podem ser evitados. Por isso, controlar estes fatores é, sem dúvida, a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares. No pódio, em paralelo com a alimentação inadequada (rica em sal, açúcares e gordura) e o consumo de tabaco e de álcool, está o sedentarismo e o excesso de peso ou obesidade.

 

No entanto, é normal sentir alguma dificuldade em encontrar uma atividade física adequada às suas capacidades físicas e possíveis limitações. É aqui que a ajuda de um fisioterapeuta pode surgir como uma solução para encontrar um plano de treino à sua medida. Assim, pode ser mais fácil prevenir ou tratar os fatores de risco de doença cardiovascular e melhorar o seu bem-estar físico e emocional.

O que é a fisioterapia mesmo?

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF) define a fisioterapia como «um serviço prestado a indivíduos de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e a capacidade funcional ao longo da vida». Por outras palavras, o foco do fisioterapeuta não é apenas a recuperação, mas também a prevenção da incapacidade e de distúrbios no movimento e no funcionamento do corpo.

 

Benefícios da fisioterapia

 

A fisioterapia visa a funcionalidade do corpo e o seu bem-estar. O acompanhamento por um fisioterapeuta tem um impacto positivo em todo o corpo, nas ações do dia-a-dia e no seu comportamento físico e emocional.

 

Os benefícios que advêm das sessões de fisioterapia podem ser diversos:

 

  • Maior amplitude de movimento e de força muscular;
  • Melhoria no equilíbrio e na postura corporal;
  • Reeducação da marcha;
  • Melhor função cardíaca e respiratória;
  • Manter ou melhorar a tolerância ao exercício e o nível de atividade física;
  • Melhorar a funcionalidade, através do treino das atividades diárias;
  • Treinar ou capacitar a pessoa para a adoção de comportamentos saudáveis;
  • Aliviar a dor.

 

Com exercícios técnicos e específicos e metas individualizadas, a fisioterapia pode melhorar a condição cardiopulmonar, ajudando-o a sentir-se melhor no seu dia-a-dia. Estes resultados podem materializar-se em pequenos aspetos, como ir a pé às compras, respirar melhor ou não se cansar tanto em tarefas que antes pareciam complicadas.

 

Permite também tratar ou controlar doenças associadas, como a hipertensão, a obesidade ou a diabetes, que também aumentam o risco de doença cardiovascular.

 

O fisioterapeuta vai também ajudar a adotar um treino físico adequado a si, sem forçar a musculatura. Assim sendo, ajuda também a prevenir lesões que surgem devido a posturas incorretas ou esforços exagerados.

 

E sabia que o stresse também é um fator de risco para a doença cardiovascular? A ansiedade ou tensão emocional exageradas podem desencadear comportamentos de risco, como os maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo. Além disso, está provado que o stresse agudo aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, bem como favorece a formação de coágulos e a obstrução das artérias. O exercício físico vai também atuar sobre este problema.

artigo

Conhecer os sintomas de ansiedade e stresse

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte