Conhecer os sintomas de ansiedade e stresse
Todos nós passamos por momentos de preocupação que geram mal-estar. Será que sabemos quais são os sintomas de ansiedade e stresse? E como os conseguimos controlar? São estas as questões a que vamos responder!

Ansiedade, depressão, angústia e stresse constantes podem causar vários problemas e ser, além disso, razão para alarme. Por isso, é fundamental conhecer os sintomas de ansiedade e stresse. Afinal, estes podem ser diversos e passar despercebidos:
- Aumento da frequência cardíaca e respiratória. Ou seja, sentir o coração a bater mais rápido e ter dificuldade em respirar;
- Suores;
- Tremores e tonturas;
- Boca seca;
- Voz presa e sensação de nó na garganta;
- Vontade frequente de urinar;
- Dor de barriga.
No entanto, quando estes sintomas são frequentes pode haver o surgimento de outros, como por exemplo:
- Alterações no sono;
- Dores musculares;
- Alterações na pele;
- Elevação da tensão arterial;
- Alterações do apetite;
- Dificuldade de concentração e esquecimentos frequentes.
A maioria das pessoas já sentiu sintomas de ansiedade e stresse, associados a situações na escola, na família ou no trabalho. Os principais sintomas podem estar relacionados com transtornos e requerem atenção. Vamos agora aprofundar um pouco mais.
Sintomas de ansiedade e stresse
Alterações do sono
Um dos sintomas de ansiedade e stresse são as alterações no ciclo do sono. Muitas pessoas apresentam dificuldade em dormir ou episódios de insónia, nomeadamente em vésperas de reuniões ou eventos importantes.

Dores musculares
É comum um dos sintomas ser dor nas costas, ombros e nuca. Estas dores estão muito relacionadas com tensão muscular.
Alterações do Apetite
Muitas pessoas encontram na comida uma solução para os seus problemas. Assim sendo, outro dos sintomas é uma desregulação do apetite. Pode estar associado a comer indiscriminadamente, sem fome ou a uma diminuição muito grande do apetite.
Sinais físicos
Em momentos de maior preocupação, os sintomas podem exacerbar-se e pode surgir:
- Tremor;
- Cansaço;
- Sensação de falta de ar ou asfixia;
- Coração acelerado;
- Suor excessivo;
- Mãos frias e suadas;
- Boca seca;
- Tontura;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Desconforto abdominal;
- Ondas de calor;
- Calafrios;
- Aumento da vontade de urinar;
- Dificuldade em engolir;
- Sensação de engasgamento.
Sintomas digestivos
Um dos sistemas afetado pelo stresse é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdómen, diarreia e azia são alguns dos sintomas associados.
Como controlar os sintomas de ansiedade e stresse?
Em primeiro lugar, lembre-se de que para aprender a controlar os sintomas é preciso saber qual a sua causa. Desta forma, uma das melhores ferramentas atuais é a psicoterapia. São vários os testemunhos de pessoas que conseguem controlar os seus sintomas de ansiedade e stresse graças à psicoterapia.
Nas sessões de psicoterapia são dadas técnicas práticas para lidar com os sintomas de ansiedade e stresse, ao mesmo tempo que a pessoa se sente mais capacitada para lidar com a situação. Desta forma, é visível uma melhoria do controlo dos sintomas, bem como da qualidade de vida e do dia a dia da pessoa.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!
Cruz JF (1997)