Pub
Pub
artigo
imprimir

O que fazer perante tensão baixa

Tensão alta e tensão baixa, serão opostos? O que é a tensão baixa e como a prevenir? Saiba como identificar um episódio de tensão baixa e se sofrerá deste problema.

A tensão baixa ou hipotensão é a descida da pressão arterial devido a uma desregulação do volume de sangue ou ação da gravidade. Podemos dizer que é o oposto da hipertensão, mas nem por isso é algo benéfico.

Mas o que pode causar a tensão baixa?

A mais comum das causas de tensão baixa é a hipotensão ortostática. Ou seja, aquela que está relacionada com a força da gravidade, que altera o fluxo sanguíneo e causa aquela sensação de vertigem quando se levanta de repente ou muda de posição muito rápido. Assim, quando a pessoa se levanta, o sangue das veias das pernas tem mais dificuldade em voltar ao coração.

 

Outra causa de tensão baixa é a perda de volume sanguíneo, quer seja por hemorragia ou sangramento, quer por desidratação. Alguns fármacos designados diuréticos podem também ter como efeito adverso a tensão baixa. Adicionalmente, se tiver alguma tendência para este problema, desaconselha-se o consumo de «drenantes» e suplementos para a perda de peso baseados em diuréticos, pois podem agravar a situação. Especialmente quando a causa da hipotensão é hemorrágica, a pessoa poderá entrar em choque devido a uma redução exagerada do volume de sangue.

 

Além disso, alguma medicação para a hipertensão, além dos diuréticos pode causar tensão baixa. Assim, é extremamente importante ficar atento aos sintomas da mesma e comunicá-los ao seu médico, pois pode ser necessário ajustar as dosagens.

 

As causas de tensão baixa são muito variadas e até simples, contudo as consequências da hipotensão podem ser graves.

Sinais e sintomas

Se estiver a ter um episódio de tensão baixa, poderá sentir fraqueza, falta de ar, sensação e possível taquicardia (coração a bater muito rápido). Este último ocorre como mecanismo compensatório para levar o sangue a todas as partes do corpo, para que nada fique sem oxigénio e nutrientes. Além disso, a hipotensão pode ainda levar ao desmaio.

 

É também possível que fique com as extremidades mais pálidas ou arroxeadas devido à redução da circulação sanguínea periférica. Ao contrário da hipertensão, no entanto, a hipotensão não tem tratamento farmacológico e é habitualmente transitória. Pode ser prevenida apenas certificando-se que está a fazer a medicação adequada nos horários e doses adequadas e através da ingestão de líquidos suficientes (entre 1,5 a 2 litros de água por dia). Além disso, certifique-se de que não se levanta subitamente.

 

Acima de tudo, se algum dia sentir estes sintomas de tensão baixa, consulte o seu médico que lhe prescreverá as indicações e os exames adequados.

artigo

Hipertensão arterial: conheça as causas e os sintomas

Junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
artigo
imprimir
anterior seguinte