Pub
Pub
artigo
imprimir

Alimentos ricos em vitamina B12

O nosso organismo é incapaz de produzir vitamina B12 e também não a consegue armazenar com facilidade. Por isso, há que consumi-la de forma regular na alimentação. Venha descobrir connosco o papel fundamental desta vitamina e ainda 5 alimentos que não devem faltar à mesa para assegurar que consome a sua dose.

A vitamina B12 (também conhecida por cobalamina) só chega até ao nosso organismo por fontes externas. Ou seja, pela alimentação ou suplementação. E é, por isso, que é tão importante que conheça alimentos ricos em vitamina B12. Mas porque é precisa esta vitamina? Para a formação e amadurecimento dos glóbulos vermelhos (células do sangue). Além disso, é responsável pela construção do ADN e participa na manutenção do sistema nervoso e cérebro.

 

Assim sendo, quando falta esta vitamina, não é de estranhar que os sintomas sejam:

 

  • Sensação de formigueiro nos pés e nas mãos;
  • Fadiga e palidez;
  • Ritmo cardíaco acelerado;
  • Dificuldades cognitivas e irritabilidade;
  • Alterações no funcionamento da digestão e intestinos;
  • Perda de peso e do apetite.

Vitamina B12: como a podemos obter?

Regra geral, conseguimos obter as quantidades necessárias de vitamina B12 pela alimentação. Os adultos devem consumir cerca de 2,4 microgramas todos os dias. Quando isto não acontece e estamos perante sintomas de carência desta vitamina (que pode resultar em anemia), deve estar atento. E é possível conhecer os níveis de vitamina B12 através de análises ao sangue. Caso seja necessário, o médico pode aconselhar um suplemento alimentar ou, em situações mais graves, poderá ser necessário o tratamento com injeções da vitamina.

 

Na alimentação, esta vitamina é solúvel em água e está presente em alimentos de origem animal. Por isso, nas dietas vegetarianas é preciso ter atenção quando não há a ingestão de quaisquer alimentos de origem animal. Nestas situações, pode ser importante recorrer a produtos enriquecidos com a vitamina como, por exemplo, cereais, bebidas vegetais, pão e levedura nutricional.

 

Quem pode estar em risco?

 

  • Crianças,
  • Mulheres a amamentar,
  • Pessoas com diabetes
  • Portadores de doenças que prejudiquem a absorção da vitamina, como a doença de Crohn ou a doença celíaca.

 

Para que a sua alimentação inclua a vitamina B12, os 5 alimentos que escolhemos são bastante atrativos. Por isso, lembre-se de aproveitar, mas sem abusar.

Alimentos ricos em vitamina B12
  • Alimentos ricos em vitamina B12

    Queijo

    Quem não gosta de queijo? E quantas vezes podemos ler um artigo que recomenda o consumo de queijo? Sendo um derivado do leite, de origem animal, está entre os alimentos com maior teor em vitamina B12. Ou seja,  100g de queijo da ilha contêm cerca de 2,4 microgramas. Ainda assim, se o peso ou o colesterol são uma preocupação para si, tenha atenção às quantidades consumidas.

    1 / 5
  • Alimentos ricos em vitamina B12

    Sardinha

    Este acepipe português não pode faltar: seja no pão ou no prato, a sardinha gorda grelhada (100 g da parte comestível) tem cerca de 12 microgramas de vitamina B12. Assim sendo, desfrute à boa moda portuguesa!

    2 / 5
  • Alimentos ricos em vitamina B12

    Amêijoas

    Todo o marisco tem níveis elevados de vitamina B12. Sempre que comer uma açorda de marisco ou um arroz de tamboril estará a assegurar uma boa quantidade de vitamina B12. Ainda assim, elegemos as amêijoas à bolhão pato pelos seus impressionantes 40 microgramas de vitamina B12, por 100g.

    3 / 5
  • Alimentos ricos em vitamina B12

    Carne de porco

    As carnes vermelhas são uma fonte de vitamina B12. Apesar de não se recomendar o seu consumo em doenças como a diabetes, a hipertensão obesidade, com moderação continuam a ser uma opção alimentar rica em vitamina B12: 100g de carne de porco à alentejana representam 18 microgramas da vitamina.

    4 / 5
  • Alimentos ricos em vitamina B12

    Fígado

    Sendo que é no fígado que a vitamina B12 é armazenada, faz sentido que seja onde conseguimos encontrar a maior quantidade da mesma, na alimentação. Assim, 100 g de fígado de vaca está no topo da lista de alimentos ricos em vitamina B12 com cerca de 100 microgramas.

    5 / 5

artigo

O que acontece quando há falta de vitamina D?

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
artigo
imprimir
anterior seguinte