Alimentos ricos em vitamina B12
O nosso organismo é incapaz de produzir vitamina B12 e também não a consegue armazenar com facilidade. Por isso, há que consumi-la de forma regular na alimentação. Venha descobrir connosco o papel fundamental desta vitamina e ainda 5 alimentos que não devem faltar à mesa para assegurar que consome a sua dose.

A vitamina B12 (também conhecida por cobalamina) só chega até ao nosso organismo por fontes externas. Ou seja, pela alimentação ou suplementação. E é, por isso, que é tão importante que conheça alimentos ricos em vitamina B12. Mas porque é precisa esta vitamina? Para a formação e amadurecimento dos glóbulos vermelhos (células do sangue). Além disso, é responsável pela construção do ADN e participa na manutenção do sistema nervoso e cérebro.
Assim sendo, quando falta esta vitamina, não é de estranhar que os sintomas sejam:
- Sensação de formigueiro nos pés e nas mãos;
- Fadiga e palidez;
- Ritmo cardíaco acelerado;
- Dificuldades cognitivas e irritabilidade;
- Alterações no funcionamento da digestão e intestinos;
- Perda de peso e do apetite.
Vitamina B12: como a podemos obter?
Regra geral, conseguimos obter as quantidades necessárias de vitamina B12 pela alimentação. Os adultos devem consumir cerca de 2,4 microgramas todos os dias. Quando isto não acontece e estamos perante sintomas de carência desta vitamina (que pode resultar em anemia), deve estar atento. E é possível conhecer os níveis de vitamina B12 através de análises ao sangue. Caso seja necessário, o médico pode aconselhar um suplemento alimentar ou, em situações mais graves, poderá ser necessário o tratamento com injeções da vitamina.
Na alimentação, esta vitamina é solúvel em água e está presente em alimentos de origem animal. Por isso, nas dietas vegetarianas é preciso ter atenção quando não há a ingestão de quaisquer alimentos de origem animal. Nestas situações, pode ser importante recorrer a produtos enriquecidos com a vitamina como, por exemplo, cereais, bebidas vegetais, pão e levedura nutricional.
Quem pode estar em risco?
- Crianças,
- Mulheres a amamentar,
- Pessoas com diabetes
- Portadores de doenças que prejudiquem a absorção da vitamina, como a doença de Crohn ou a doença celíaca.
Para que a sua alimentação inclua a vitamina B12, os 5 alimentos que escolhemos são bastante atrativos. Por isso, lembre-se de aproveitar, mas sem abusar.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!