Pub
Pub
artigo
imprimir

O que acontece quando há falta de vitamina D?

Cada vez mais se fala na vitamina D e na sua importância. Neste artigo vamos descobrir o que pode acontecer quando temos valores baixos desta vitamina e porquê.

Antes de falarmos na falta de vitamina D, vejamos alguns dados sobre ela. Esta apresenta-se no corpo humano sob 2 formas:

 

  • Vitamina D2 (ergocalciferol): sintetizada a partir de plantas e precursores de levedura. Está presente em alguns suplementos alimentares.

 

  • Vitamina D3 (colecalciferol): é a forma mais ativa de vitamina D. Forma-se na pela quando esta é exposta a luz solar. Também se encontra em alguns alimentos, como os cereais e os produtos lácteos.

 

A deficiência de vitamina D é frequente em todo o mundo. E é mais comum quando a pele não é exposta a uma quantidade suficiente de luz solar. Além disso, saiba que a alimentação por si só não fornece uma quantidade de vitamina D suficiente para ultrapassar a sua falta.

O que leva à falta de vitamina D?

Entre as causas mais comuns encontra-se a sua fraca síntese na pele, por exemplo devido à pigmentação mais escura da pele, à idade ou à falta de exposição solar. Outras causas relacionadas com a falta de vitamina D são o mau aporte na dieta e alguns medicamentos.

 

A fata de vitamina D é comum em pessoas que estão em lares, em pessoas de raça africana, em grávidas, obesos e em pessoas que não estão muito expostas à luz solar.

Os sintomas que deve conhecer

Os sintomas dependem muito da severidade da deficiência de vitamina D. Quando isto acontece, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. E, ae não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.

 

Na maioria dos casos a falta de vitamina D não causa sintomas.  No entanto, quando este défice é severo pode levar a sintomas como dor ou fraqueza muscular. Além disso, pode também agravar a osteoporose. Se esta falta de vitamina D não for tratada pode levar a complicações mais graves.

 

A falta de vitamina D nos bebés pode levar a um crescimento ósseo anormal. Como o leite materno não tem a quantidade de vitamina D suficiente, está recomendada a sua suplementação em crianças até ao 1 ano de idade.

 

As necessidades de vitamina D aumentam à medida que as pessoas envelhecem. É provável que as crianças mais velhas e os adolescentes sintam dor ao andar. A deficiência de vitamina D grave pode causar pernas arqueadas (joelho varo) ou joelhos juntos (joelho valgo). Em adolescentes do sexo feminino, a falta de vitamina D pode provocar um achatamento dos ossos pélvicos, causando um estreitamento da vagina. Nos adultos, pode levar a fragilidade óssea, particularmente na coluna vertebral, na pélvis e nas pernas.

Como fazer o diagnóstico

Geralmente, para o diagnóstico recorrem-se a exames de sangue e radiografias. Um diagnóstico precoce pode fazer com que esta doença seja tratada atempadamente e não tenha tanto impacto no seu dia-a-dia. Em caso de dúvida, não deixe de consultar o seu médico.

artigo

5 alimentos ricos em vitamina C

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Dynamed

  • Visão

  • Alves M, et al., 2013.

artigo
imprimir
anterior seguinte