O gengibre provoca tensão alta?
O gengibre é uma planta com milhares de anos. A sua raiz é utilizada na alimentação humana de diversas formas. Fresco, em pó, em cápsulas como suplemento alimentar… Mas será que o gengibre provoca tensão alta?
O gengibre é uma planta e, usualmente, consumimos a sua raiz. Tem sido usado na alimentação e como remédio desde tempos ancestrais. Com efeitos antiinflamatórias, é uma solução caseira muito popular para náuseas, dores de estômago e sintomas de gripes e constipações. No entanto, uma preocupação frequente é será que o gengibre provoca tensão alta? Vamos descobrir.
Os benefícios do gengibre
O gengibre contém substâncias que podem ajudar a reduzir as náuseas, vómitos e a inflamação. Acredita-se que estas substâncias atuem, sobretudo, no estômago e intestinos. Mas também é possível que tenham algum efeito no cérebro e sistema nervoso, na hora de controlar as náuseas.
Propriedades interessantes
É possível que o gengibre tenha propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais. Apesar de não existirem estudos suficientes que provem a sua eficácia terapêutica, o gengibre também é usado em:
- dores menstruais
- dor causada pela osteoartrite
- diabetes
- enxaquecas
- diminuição dos gases e facilitação da digestão
- sintomas de gripes e constipações (preferivelmente fresco)
Outra das substâncias presentes no gengibre é utilizada como ingrediente em laxantes, antiflatulentos (medicação para os gases) e antiácidos (estômago).
Afinal, o gengibre provoca tensão alta ou não?
A investigação existente não permite conclusões definitivas. Mas observou-se precisamente o oposto. Tomar gengibre com chá preto parece poder diminuir ligeiramente a tensão arterial em pessoas com diabetes ou tensão alta.
Alguns estudos indicam que o gengibre tem uma atividade antiplaquetária. Ou seja, torna o sangue mais fluido e impede a formação de coágulos. Esta característica pode ser boa no tratamento da doença cardiovascular, da qual a tensão alta faz parte.
Atenção às interações com medicamentos
Por outro lado, pensa-se que o gengibre possa interagir com alguns medicamentos usados para tratar a tensão alta. É possível que aumente o seu efeito. Por isso, é necessário ter atenção! Se estiver a fazer medicação para baixar a tensão, não consuma muito gengibre (em suplementos, por exemplo), sem falar com o seu médico. A sua tensão pode baixar muito e pôr em risco a sua saúde.
Em conclusão, o gengibre não parece causar tensão alta. Os seus efeitos fazem-se sentir quando são consumidas grandes quantidades, e não com as doses ligeiras a que estamos habituados. No entanto, não deixe de consultar o seu médico e, se após o consumo de gengibre se sentir desconfortável ou com mal estar, pare logo de o tomar e consulte a sua equipa de saúde.
Apesar de estar aprovado para consumo humano, o gengibre não tem validação como medicamento nem suplemento alimentar para nenhuma doença. É necessária mais investigação para comprovar os seus benefícios. E não se esqueça: nunca tome nada «extra» sem falar com o seu médico. Os ingredientes naturais aparentam ser inócuos (sem efeitos), mas podem ter substâncias que interferem com a sua medicação.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!
E, já agora, conhece o nosso site Diabetes 365º?