O que precisa de saber sobre infusões
As infusões são bebidas recomendadas nos planos de alimentação saudável pois têm várias propriedades benéficas. Mas será que são boas para o coração? E quais as melhores variedades para a saúde cardiovascular? Descubra aqui!

Os chás e as infusões são bebidas obtidas ao ferver frutos ou folhas de plantas, com o objetivo de lhes recolher substancias ativas. São chás apenas as infusões produzidas a partir da fervura da planta Camellia Sinensis, originaria da China. Todas as bebidas que provem de outro tipo de plantas aromáticas entram na categoria genérica das infusões.
Benefícios das infusões
As infusões são recomendadas nos planos de alimentação saudável, pois não contêm calorias, açúcar ou cafeína. E têm várias propriedades benéficas. Em primeiro lugar, as infusões auxiliam na hidratação do organismo. Os órgãos apresentam melhor desempenho quando o corpo está hidratado. Ao mesmo tempo, a hidratação ajuda na manutenção da temperatura do organismo e na eliminação dos resíduos. O sistema cardiovascular precisa de níveis suficientes de água no organismo para garantir volume e fluidez da circulação sanguínea. O coração bombeia mais facilmente o sangue num corpo hidratado; dessa forma, há um maior controlo da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Bebidas com 0 calorias, as infusões não contêm nutrientes como proteínas ou gorduras. Mas fornecem antioxidantes como a vitamina C e os polifenóis. Os antioxidantes são substâncias protetoras contra o stresse oxidativo provocado por agressores externos (poluição, radiação, etc.) ou internos (produzidos pela função metabólica). O stresse oxidativo é responsável pelo aparecimento de doenças inflamatórias e degenerativas, e danos celulares e teciduais que provocam envelhecimento precoce. Os polifenóis também protegem contra as doenças cardiovasculares e os seus principais fatores de risco, como hipertensão e colesterol.

Quais as melhores variedades de infusões para a saúde cardiovascular?
Ficam aqui algumas sugestões:
Infusão de folhas de oliveira
A árvores de oliveira, conhecida cientificamente como Olea europaea, é característica da região do mediterrâneo. Menos conhecida é a infusão das suas folhas à qual são atribuídas várias propriedades benéficas. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) a infusão de folhas de oliveira tem efeitos anti-hipertensores, previne arritmias e ajuda na vasodilatação, sendo útil em casos de hipertensão ligeira e aterosclerose.
Infusão de alecrim
O alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é outra planta característica da região do mediterrâneo. A SPC diz que a infusão de alecrim tem um efeito antiplaquetário, ajudando na prevenção da aterosclerose. Ao mesmo tempo, melhora a circulação e diminui a formação de trombos, sendo por vezes recomendada depois de uma cirurgia.
Infusão de cidreira
A cidreira está entre as infusões mais consumidas. A erva cidreira (Melissa oficinalis) é um calmante natural e a infusão das suas folhas é aconselhada antes de dormir. A infusão de cidreira influencia a frequência cardíaca, tendo um efeito anti-hipertensor. Ao mesmo tempo, ajuda na diminuição das insónias, ansiedade ou stresse, inimigos da saúde cardiovascular. Finalmente, a erva-cidreira tem uma ação hipolipidemica, o que quer dizer que tem efeitos na dimunuição das gorduras em circulação.
Infusão de hibisco
De origem na América e em África, a flor vermelha de hibisco (Hibiscus sabdariffa) é um ansiolítico natural e ajuda a função cardíaca por ser rica em flavonóides. O chá de hibisco também tem um sabor particularmente agradável, parecido ao dos frutos vermelhos. Ajuda a controlar os níveis de colesterol (redução colesterol LDL e aumento colesterol HDL), e auxilia no controlo da hipertensão. Certifique-se, no momento da compra, que está a adquirir uma flor apta para a preparação de chá. O hibisco é muitas vezes usado para fins ornamentais.
Cada tipo de infusão tem uma preparação diferente: siga sempre o rótulo e/ou as indicações fornecidas no momento da compra. Consulte e informe sempre o seu cardiologista do consumo de infusões (e chás) para verificar eventuais efeitos adversos ou interações com fármacos.
Fundação Portuguesa de Cardiologia
Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Wang X, et al. (2019).