Pub
Pub
artigo
imprimir

Regresso ao trabalho: 7 passos para evitar o stresse

Evite sentir-se esgotado na primeira semana de trabalho. Planeie o seu regresso e evite o stresse.

Sejamos realistas! Se esperarmos que as férias nos tragam uma energia e criatividade inesgotáveis para voltarmos à «guerra» melhores «soldados», o mais provável é debater-nos com inúmeras dificuldades no regresso ao trabalho. Só o esforço mental de ter de responder a uma torrente infindável de e-mails pode custar-nos toda a energia ganha nas férias. Preserve-se, ou seja, planeie o seu regresso como um profissional. Ao seu ritmo.

O regresso ao trabalho em 7 passos

1- Antecipe as dificuldades

 

A maior parte das pessoas está tão focada na planificação das férias que se esquece do que acontece depois. O ditado diz que «trabalho adiantado nunca atrasou ninguém». Na medida do possível deixe as suas tarefas encaminhadas para que não seja surpreendido após o regresso. É uma tática que lhe pode dar algum trabalho extra antes de partir rumo ao pôr-do-sol, mas vai revelar-se preciosa quando chegar.

 

2- Regresse com tempo

 

Resista à tentação de prolongar as férias até ao último minuto. Em vez de regressar a casa no domingo depois do jantar, venha sábado de manhã. Assim terá tempo de desfazer as malas, ir às compras e, muito importante, recuperar do jet lag de acordar às 10 da manhã (se as crianças deixarem). Na noite anterior deve deitar-se cedo e acordar com energia para enfrentar o quotidiano.

 

3- Gerir o calendário

 

É mais do que expectável que passe o primeiro dia a responder aos infinitos e-mails que tem na sua caixa de correio. Nunca marque reuniões para o(s) primeiro(s) dia(s). Tente adaptar o ritmo do seu calendário de regresso. O seu out of office pode ser uma grande ajuda. Esta ferramenta destina-se sobretudo para as solicitações externas à empresa. Escreva sempre o nome do colega que o está a substituir e peça para ser sempre colocado em conhecimento (cc) para nunca perder o fio à meada. E outra dica muito importante: garanta que a sua caixa de correio tem espaço suficiente para receber todos os e-mails.

 

4- Arrumação, do espaço e da cabeça

 

Organize a sua secretária. Todos os post-it, cadernos, agendas, devem estar à mão. Outra dica é mudar a imagem de fundo do ambiente de trabalho. O objetivo é sentir-se em casa, confortável e com a recordação de bons momentos sempre presente. Melhore também a sua produtividade com pequenas pausas a cada meia hora. O essencial é focar-se numa única tarefa naqueles 30 minutos.

 

5- Programe o fim de semana

 

Se souber que vai ter um after party das férias já no próximo  fim de semana vai sentir-se mais motivado no regresso ao trabalho. A final, mesmo que o trabalho seja uma prioridade, a vida serve para ser vivida junto de quem mais gosta.

 

6- Mente sã em corpo são

 

É um cliché mas funciona. Se desfrutou do melhor que o nosso país tem para dar, peixe fresco, fruta da época e muitos sumos e águas, então não é razão para voltar aos cinquenta cafés só porque trocou os calções e as sandálias pelo fato. Coma de 3 em 3 horas. Beba muita água e pratique exercício. Vai diminuir os índices de irritabilidade e de ansiedade.

 

7- Deixe o trabalho… no trabalho

 

Todos temos responsabilidades mas isso não quer dizer que se exagere. Não leve trabalho para casa, a não ser que esse seja o seu espaço de trabalho. Mesmo aí, «saia» a horas, pelo menos durante a semana de regresso, e não tente ganhar todas as batalhas, principalmente aquelas que se prolongam além do horário de expediente.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Revista pH

artigo
imprimir
anterior seguinte