Curiosidades sobre o miocárdio
O miocárdio, ou músculo do coração, é um tecido único e muito específico. Em todo o nosso corpo, não existe nenhum igual. Neste artigo explicamos-lhe tudo e contamos-lhe algumas curiosidades. De certeza que vai adorar conhecer melhor o seu coração!
Já ouviu dizer que «o coração é um músculo»? Isso é verdade! «Mio-» é um prefixo que se refere a «músculo». Já a palavra «-cardio» está relacionada com o coração. Então, é isso mesmo: o «miocárdio» não é nada mais nada menos que o próprio músculo que forma o coração.
Miocárdio, o músculo do coração
No nosso organismo temos 3 tipos de músculo:
- esquelético – o mais comum no nosso corpo. Está ligado aos ossos através dos tendões. É este músculo que nos permite movimentarmo-nos.
- liso – é o tecido que forma a maior parte dos nossos órgãos internos e sistema digestivo.
- cardíaco (miocárdio) – é o músculo que forma o coração. É único no nosso corpo e tem características muito especiais.
Características do miocárdio
Este músculo tem características extraordinárias. Tem a capacidade de se contrair, o que é a base da sua função de «bomba». Isto de forma constante e involuntária. Ou seja, não temos de pensar para que o músculo se contraia e cause o bater do coração. O músculo esquelético, por exemplo, responde à nossa vontade. Pensamos em andar, sentar ou levantar o braço, e o músculo executa esse movimento.
No caso do miocárdio é um conjunto de hormonas, estímulos nervosos e correntes elétricas que causam o movimento das células. O ritmo das contrações do músculo cardíaco é controlado pelo nódulo sinoatrial. Ou seja, esta região do coração funciona como um marca-passo (pacemaker) natural.
É desta forma que o coração se contrai sem termos de pensar nisso. Assim, o sangue é bombeado para todo o nosso corpo, transportando oxigénio e nutrientes. Substâncias que são essenciais ao seu funcionamento.
Factos incríveis sobre o coração
- Um punho fechado é, aproximadamente, o tamanho do seu coração.
- Bate cerca de 115 000 vezes/dia. Quarenta milhões de vezes/ano. Três biliões de vezes ao longo da vida. Continua a bater algum tempo, depois de retirado do corpo.
- O som dos batimentos cardíacos é provocado pela abertura e fechamento das válvulas do coração.
- No útero, o coração começa por ser semelhante ao de um peixe: tem apenas uma câmara. Com o desenvolvimento, assemelha-se ao de um sapo, com 2 câmaras. Depois ao de uma cobra, com 3. Finalmente, adota a estrutura final, de 4 câmaras.
- Situa-se no centro do peito. Tem uma forma cónica, e a ponta está ligeiramente inclinada para o lado esquerdo. É aqui que se situa o ventrículo mais forte. Por isso é que se sente um batimento mais notório desse lado e se diz que o coração está do lado esquerdo. Apesar de não ser 100% verdade.
- Também precisa de exercício! Uma caminhada de 30 minutos, 5 vezes por semana faz maravilhas pela saúde do seu coração.
- Bombeia sangue para uma rede de vasos que, esticada, mediria cerca de 97 000 km.
- O mamífero com o maior coração do mundo é a baleia.
- O coração das mulheres bate um pouco mais depressa que o dos homens (que é um pouco mais pesado que o das mulheres).
- É possível ter um «coração partido». A síndrome do coração partido tem sintomas parecidos aos de um ataque de coração, mas não é causada por doença cardiovascular. A causa é uma libertação repentina de hormonas devido a stresse emocional ou físico.
- Rir é mesmo um dos melhores remédios para o coração! Reduz o stresse e a ansiedade e, além disso, melhora o sistema imunitário.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!