Pub
Pub
artigo
imprimir

A apneia do sono pode matar?

A apneia do sono pode trazer muito mais incómodos do que um ressonar imponente. Trata-se de uma doença que pode ter consequências graves e mesmo roubar anos de vida.

Ressonar parece inócuo e pode incomodar as pessoas ao redor. Mas, e se ressonar fosse apenas um dos sintomas que revelam que não está a respirar bem durante a noite? Falamos de apneia do sono e dos riscos que a mesma traz quando não é tratada. Será que podemos até dizer que a apneia do sono pode matar?

O que é a apneia do sono?

As perturbações de respiração durante o sono referem-se a:

 

  • paragens no ritmo respiratório de forma cíclica ou momentânea (chamadas apneias);
  • ou reduções momentâneas ou sustidas da amplitude da respiração (hipopneias).

 

Estas alterações causam então uma chamada hipoxia sanguínea que é, no fundo, quando o sangue não transporta oxigénio suficiente porque a respiração é ineficaz. Estes estados acontecem durante o sono e podem ser acompanhados de:

 

  • Vias aéreas superiores obstruídas
  • Redução marcada da função cerebral que controla a respiração
  • Combinação de eventos centrais e obstrutivos

 

Esta respiração inadequada e falta de oxigénio levam a um sono fragmentado ao longo da noite e causam respostas de compensação por parte do sistema nervoso. A apneia do sono pode também ser causada por um colapso das vias aéreas que se tornam obstruídas e não permitem uma respiração competente.

Mas quais serão os riscos? Será que a apneia do sono pode matar?

A apneia obstrutiva do sono (a mais comum) revelou-se um fator de risco grande para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares. É extremamente difícil estudar este fenómeno de forma isolada. Isto porque o diagnóstico é muitas vezes tardio e existem muitos fatores de risco que dificultam este tipo de estudos como, por exemplo, a obesidade.

 

No entanto, existe uma relação entre a apneia do sono e uma maior incidência de AVC e outros acidentes vasculares. Vários estudos também revelam que as pessoas que sofrem de apneia do sono severa têm um risco de morte por qualquer causa 3 vezes maior, em comparação com pessoas que não sofrem de apneia do sono.

 

Por isso, se não dorme bem e tem dificuldade em respirar durante a noite, procure ajuda médica com a maior brevidade possível. Pode estar a perder anos de vida ao dormir mal e respirar mal, deixando o cérebro e outras partes do corpo em carência de oxigénio. Além disso, é preciso encarar os distúrbios do sono como uma componente essencial para a saúde que também requer atenção médica.

artigo

Será que devo fazer uma consulta do sono?

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • American Academy of Sleep Medicine

  • Yaggi HK, et al., 2005.

  • Dempsey JA, et al., 2010.

artigo
imprimir
anterior seguinte