Pub
Pub
artigo
imprimir

Será que devo fazer uma consulta do sono?

Se a hora de ir para a cama significa contar carneiros infinitos, provavelmente beneficiaria de uma consulta do sono. Saiba o que é e o que pode fazer por si.

Dormir é das mais básicas necessidades humanas e a falta de sono pode inclusivamente ser utilizada como tortura. Será que está a passar um período em que dorme mal, ou valerá a pena ir a uma consulta do sono?

Sono e insónia

Embora dormir seja muitas vezes visto como «preguiça» pela sociedade moderna, a verdade é que esta é uma das funções mais essenciais para a saúde e bem-estar do ser humano. A falta de sono ou a fraca qualidade do mesmo é responsável por uma probabilidade aumentada de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e pelo desenvolvimento de doenças crónicas como a depressão.

 

Se sofre com insónias ou qualquer outro problema de sono, provavelmente beneficiaria de uma consulta de sono:

 

  • Sente que dorme imensas horas, mas não descansa?
  • Dorme apenas algumas horas e fica na cama a tentar dormir sem sucesso?
  • Tem dificuldade em adormecer?
  • O companheiro ou companheira queixa-se de que ressona?
  • Está sempre cansado e com sono?
artigo

A insónia é inimiga do coração?

Se se identifica com algum destes problemas, provavelmente será uma boa ideia ir ao uma consulta do sono.

O que esperar de uma consulta do sono?

Estas consultas estão habitualmente enquadradas com a especialidade médica de neurologia e permitem avaliar qual será a causa da falta de qualidade ou insuficiência do sono. Irá também muni-lo de estratégias e conselhos para melhorar a sua higiene do sono, permitindo um sono melhor e mais profundo.

 

Se necessário, poderá também existir intervenção farmacológica de forma a regularizar os ciclos de sono.

 

Antes da consulta, certifique-se que reúne todas as informações necessárias como quantidade de horas dormidas, ciclos de sono, horas de deitar e acordar. Além disso, caso habite com mais alguém que saiba que ressona, pergunte como ressona, em que posições e dias, como se mexe. Pode também recorrer às inúmeras aplicações de telemóvel que monitorizam a qualidade do sono, bem como os smart watches que têm essa função.

 

Se não descansa como devia, não hesite e fale com o seu médico acerca de uma consulta do sono, pode melhorar infinitamente a sua qualidade de vida.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte