Pub
Pub
artigo
imprimir

O impacto da obesidade nas varizes

Conhece o impacto da obesidade nas varizes? Na verdade, o excesso de peso e a doença venosa têm mais em comum do que pensamos. Este artigo vai tentar clarificá-lo.

Qual é o impacto da obesidade para as varizes? Bem, comecemos pelos princípio: a Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que existam aproximadamente 2,3 mil milhões de adultos com obesidade em todo o mundo até 2025.

 

O stresse, o sedentarismo e uma alimentação pouco saudável são os fatores que mais contribuem para o aumento da quantidade de pessoas com excesso de peso. Este, está associado a diversas doenças (aterosclerose, hipertensão, problemas articulares, diabetes, entre outros) que prejudicam, de facto, a circulação sanguínea.

Qual é a relação entre obesidade e varizes?

A obesidade, por si, só não causa varizes. O excesso de peso é um fator de risco, ou seja, uma condição que pode favorecer a dilatação dos vasos sanguíneos. E aumentar, por isso, a probabilidade do problema circulatório se vir a agravar.

 

O impacto da obesidade nas varizes prende-se com o facto de que, numa pessoa obesa, o volume abdominal é maior. Hvendo assim mais gordura visceral, isto é gordura entre os órgãos. O que provoca um aumento da pressão, principalmente sobre as veias pelas quais o sangue retorna para o coração. Este aumento de pressão vai ter influência na circulação sanguínea. Desta forma, o sangue não consegue fazer o retorno como deveria e parte dele fica retido nas veias das pernas, a pressionar as paredes, fazendo com que ocorra dilatação dessas veias. O que dá origem às varizes.

 

O aumento da pressão e do volume abdominal leva também ao enfraquecimento da musculatura pélvica. Os músculos são parte importante do retorno venoso porque ajudam a bombear o sangue que circula nos membros inferiores até o coração. A falta de força muscular para auxiliar na circulação é outro fator que afeta o fluxo do sangue.

 

artigo

Varizes: um sinal de um problema mais grave

Como evitar o excesso de peso?

 

Controlo da alimentação

 

A recomendação é de que uma pessoa consuma cerca de duas mil calorias diariamente. Todavia parte dessas calorias deve ser proveniente de produtos lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes para que a alimentação seja equilibrada.

 

Dormir bem

 

A falta do sono altera o metabolismo humano e faz com que surja a sensação de fome. Consequentemente, o consumo diário de calorias torna-se maior. Além disso, quem dorme pouco sente-se mais cansado e menos disposto. A falta de disposição afasta as pessoas da prática de atividades físicas. Assim, o sedentarismo é um dos fatores relacionados à obesidade.

 

Realizar exercício físico com regularidade

 

Caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, praticar alguns exercícios em casa ou simplesmente trocar o elevador pelas escadas. Aqui esstão, portanto, maneiras de se manter ativo e afastar a obesidade.

 

Resumindo, uma das coisas mais importantes, na verdade, é manter estilos de vida saudáveis. Não só para evitar, prevenir ou atrasar o surgimento das varizes, mas também para viver mais e com mais qualidade de vida.

Referências
  • DynaMed

artigo
imprimir
anterior seguinte