Existe uma dieta para o coração?
A alimentação equilibrada é extremamente importante para nos mantermos saudáveis. O coração também precisa de certos cuidados alimentares que hoje iremos explorar.
Todos sabemos que uma alimentação equilibrada tem inúmeras vantagens para a saúde, bem-estar (quer físico, quer emocional) e qualidade de vida. Quando falamos da saúde cardiovascular em particular, é possível enumerar vários benefícios como, por exemplo:
- Controlo do peso;
- Diminuição da tensão arterial;
- Redução do risco de eventos cardiovasculares;
- Manutenção de níveis adequados de colesterol;
- Controlo do açúcar no sangue.
Aliada ao exercício, a alimentação equilibrada é algo que está ao nosso alcance e que, sobretudo, reduz o risco de vir a ter complicações a nível cardiovascular (no coração e vasos sanguíneos) e metabólico (como diabetes ou colesterol alto).
Uma dieta para o coração: dicas
Uma dieta para o coração ideal deve ser equilibrada e variada. Assim sendo, devemos contemplar as proporções da roda dos alimentos.
SIM: o que incluir
- Frutas e legumes
Em primeiro lugar, lembre-se de incluir frutas e legumes na sua dieta! Ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes, são fundamentais para manter um coração saudável. A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) recomenda, tal como na roda dos alimentos, o consumo de 5 porções diárias de fruta ou legumes.
- Cereais integrais
Também ricos em fibra, devemos preferir o arroz e massa integral em vez da normal.
- Leguminosas
Por exemplo, feijão, grão de bico ou lentilhas. São fontes ricas de proteínas e o seu consumo está ligado a um menor risco de desenvolver doença cardiovascular.
- Peixes gordos
Peixes gordos como o atum, salmão ou a cavala, são ricos em ómega-3, que contribui para o bom funcionamento do coração. Protege as artérias e ajuda a regular os batimentos cardíacos. Assim sendo, deve preferir o peixe gordo às carnes vermelhas.
- Frutos secos
Apesar de ricos em gordura é considera uma gordura «boa», associada a aumento do «bom colesterol», ao contrário do mau.
NÃO: o que evitar
- Gorduras
As gorduras, principalmente as saturadas e as gorduras trans aumentam os níveis de colesterol do sangue. Podemos encontrá-las, por exemplo, nos doces, bolos, óleos. Por sua vez, um colesterol aumentado pode levar ao aparecimento de aterosclerose e, daí, eventos cardiovasculares.
- Sal
Reduzir o sal é importantíssimo para reduzirmos a tensão arterial. Em vez de utilizar sal nos seus cozinhados, opte por ervas aromáticas para temperar. Lembre-se que os produtos processados e pré-cozinhados possuem sal, muitas vezes em demasia. Ao ver os rótulos.
- Carne vermelha
O consumo de carne vermelha está ligado a um aumento da incidência de doenças do coração e sistema circulatório. Assim sendo, deve ser reduzido o seu consumo para 1 a 2 vezes por semana.
Atenção às proporções!
De maneira a que a sua alimentação seja saudável, para além de escolher os alimentos corretos, deve ter atenção às proporções no prato. Ou seja, um prato deve conter metade de vegetais, ¼ de proteína e ¼ de hidratos de carbono.
Aliado a uma alimentação saudável deve estar o consumo regrado de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso está associado a doenças do coração, pelo que devemos limitar o seu consumo.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!