Pub
Pub
artigo
imprimir

Um Natal sem álcool de copo na mão?

Quem disse que não se pode brindar e celebrar sem álcool? Descubra aqui algumas alternativas para evitar o álcool nas festas de Natal!

Todos sabemos que o álcool deve ser consumido com moderação. Os médicos recomendam não ultrapassar o equivalente de 2 bebidas ligeiras (cerveja ou vinho) por dia no homem adulto. Por outro lado, no caso da mulher adulta a recomendação é de apenas 1 bebida ligeira/dia. Tudo isto, de preferência, acompanhado por refeições. Mas, nas épocas festivas os excessos são frequentes e, para juntos, um Natal sem álcool não faz parte do planos.

Um Natal sem álcool? Sim, pela sua saúde.

Um consumo alcoólico não moderado pode levar a efeitos negativos no curto e no longo prazo. Além disso, as pessoas com doença cardiovascular precisam ter um cuidado especial. Afinal, o consumo alcoólico favorece o aumento do colesterol e pode causar hipertensão, arritmia cardíaca, aterosclerose, e cardiomiopatia alcoólica.  E, ainda para mais, sabemos que as bebidas alcoólicas costumam ser ricas em calorias, não ajudando a controlar o peso. Algo que é tão importante para quem vive com doenças crónicas.

 

O Natal é um momento de convívio prolongado à volta da mesa, no qual muitas vezes os hábitos saudáveis são substituídos por excessos de comida e bebida. De acordo com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde (DGS), pequenas atenções nas grandes refeições natalícias são fundamentais para proteger a saúde. Por exemplo é recomendado que não faltem hortícolas e água à mesa. As hortícolas ajudam a conter a ingestão de calorias, enquanto o consumo de água contribui para a saciedade, reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Umo ótima maneira para enfrentar o Natal sem álcool é substituir as bebidas alcoólicas por outras bebidas igualmente saborosas, mas que não contem álcool. São exemplos de bebidas sem álcool e com baixo teor de açúcares: as cervejas sem álcool, as águas aromatizadas e as kombuchas. Não sabe o que é a kombucha? Clique aqui. Também pode experimentar preparar bebidas mais elaboradas quais os cocktails não alcoólicos. Os cocktails não alcoólicos, também chamados mocktails, são uma verdadeira tendência na área das bebidas. Podem facilmente ser preparados em casa, são perfeitos para quem procura bebidas leves, e são amigos da saúde e da dieta.

artigo

5 ideias de lanches saudáveis

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte