Como se faz um ecocardiograma
O ecocardiograma é um exame que permite, literalmente, ver o coração. Mas como se faz? Hoje vamos aprender um pouco mais sobre este método de diagnóstico.

O ecocardiograma é uma ecografia ao coração que fornece imagens que permitem analisar se o coração está a bater de forma correta e se o fluxo sanguíneo é o adequado. Através deste também é possível diagnosticar doenças que afetam a anatomia e a fisiologia do coração, como insuficiências das válvulas cardíacas e malformações cardíacas. Este exame está isento de riscos para os doentes.
Como se faz um ecocardiograma
O ecocardiograma é um exame realizado através de um aparelho de ultra-sons (ecógrafo) que é capaz de captar ondas sonoras e transformá-las em imagem. Para a sua realização é necessário remover todas as jóias e roupas acima da cintura. Poderá ser oferecido ao doente uma roupa cirúrgica para seu conforto.
O doente será posicionado de barriga para cima e em seguida o médico deslizará o ecógrafo sobre o peito para visualizar todas as partes do coração. Um gel facilita a visualização, é fabricado à base de água e não causa alergia em contato com a pele.
O procedimento dura, em média, cerca de 20 minutos.

Preparação do para a sua realização
Por norma não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos. Porém, existem dois tipos de ecocardiograma que precisam de preparação: o ecocardiograma transesofágico e o ecocardiograma sob stresse. No transesofágico é necessário jejum de 6 horas. Já no ecocardiograma sob stresse, é recomendado não comer nada pesado até ao exame.
Quem deve fazer um exame deste tipo?
Em princípios, não há contra-indicações para a sua realização. Também não há um consenso sobre a periodicidade a sua periodicidade, ficando ao critério do médico assistente pedir o exame conforme as necessidades do doente.
Geralmente, em doentes hipertensos, o médico de família, solicita a realização do exame de 2 em 2 anos.
Doenças avaliadas pelo exame
De entre as muitas doenças que o ecocardiograma pode detectar, salientam-se as seguintes:
- Insuficiência cardíaca;
- Doenças das válvulas cardíacas;
- Doenças cardíacas congénitas;
- Doenças do pericárdio, a membrana que reveste o coração;
- Problemas associados à aorta torácica;
- Tumores cardíacos;
- Crescimento de cavidades do coração;
- Presença de coágulos dentro do coração que podem migrar para outros órgãos do corpo humano.
Resumindo, o ecocardiograma é um exame simples e rápido que não requer grande preparação. É uma ecografia ao coração que permite ver a sua estrutura e identificar anomalias. Cabe ao seu médico assistente decidir a periodicidade com que este exame deve ser feito.
Junte-se à comunidade Cardio 365º!
Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC)
DynaMed