Pub
Pub
artigo
imprimir

Tecnologia e saúde cardiovascular: novidades com potencial

Com o enorme avanço da tecnologia que vemos ao nosso redor, afinal, de que forma poderá servir para cuidar da nossa saúde cardiovascular?

Vivemos numa era de desenvolvimentos tecnológicos maravilhosos. E se, o avanço é impressionante nalgumas áreas da nossa vida, será que existe tecnologia para melhorar ou promover a saúde cardiovascular?

 

Afinal, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo inteiro e seria de esperar que a tecnologia pudesse ajudar  mudar o paradigma. E dentro desta categoria encontramos, por exemplo, a doença cardíaca isquémica, doença cardíaca hipertensiva, cardiomiopatias, arritmias e tantas outras.

A tecnologia ao serviço da saúde

O conceito de «saúde digital»

 

Já ouviu falar em «saúde digital»? Define-se como a utilização de novas tecnologias digitais, móveis ou sem fios para conseguir um melhor estado de saúde. O termo é mais frequentemente usado para descrever o uso de informação e tecnologia de informação. No entanto, inclui uma série de áreas emergentes como análise de dados, aplicação de inteligência artificial e machine learning. O objetivo final é transformar os sistemas de saúde, prevenindo doenças, auxiliando diagnóstico e tratamento. Além disso, têm potencial para dar ferramentas a doentes e profissionais de saúde para tratar melhor doenças cardiovasculares.

 

A tecnologia e a saúde cardiovascular

 

Relativamente à tecnologia especificamente aplicada às doenças cardiovasculares, todos os dias descobrimos novas aplicações. Um exemplo são os transdutores de ecocardiogramas ligados a smartphones ou tablets que podem auxiliar no diagnóstico de doenças cardíacas valvulares. Estes podem ser úteis, por exemplo, para quem não pode realizar ecocardiogramas com regularidade.

 

Até os mais recentes smartwatches podem oferecer uma ajuda preciosa no diagnóstico de arritmias. Isto porque fornecem dados sobre o ritmo cardíaco por longos períodos de tempo que, antes, só poderiam ser recolhidos com dispositivos mais sofisticados. Para monitorização de pressão arterial, existem também tensímetros que permitem ligar a uma aplicação e registar os valores por longos períodos de tempo.

 

No que toca a tratamento, a tecnologia está ao serviço da saúde cardiovascular através da impressão de modelos tridimensionais. Isso mesmo! Impressoras 3D que podem vir a ser usadas para produzir próteses valvulares altamente personalizadas para cada doente. Além disso, a inteligência artificial pode ser utilizada para auxiliar o desenvolvimento de novos medicamentos. Isto porque permite uma análise de dados mais rápida do que qualquer humano conseguiria realizar.

 

A saúde digital tem em si um enorme potencial para prevenir, melhorar e tratar doenças cardiovasculares. No entanto, o melhor estará ainda para vir. Afinal, quem sabe que tecnologias podem ainda surgir para mudar a forma como cuidamos da nossa saúde.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

 

artigo
imprimir
anterior seguinte