Pub
Pub
artigo
imprimir

O que é uma ablação cardíaca?

Muitas pessoas se questionam sobre o que é a ablação cardíaca: para que serve e quando se faz? Neste artigo, não ficam dúvidas por esclarecer.

A ablação cardíaca é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir ou evitar arritmias cardíacas. Além disso, é utilizada quando o doente não responde bem a outros tratamentos. Na ablação cardíaca são destruídos tecidos que desencadeiam ou promovem as arritmias, utilizando catéteres flexíveis, geralmente inseridos através de uma veia ou artéria na virilha.

Mas a ablação cardíaca é segura?

A taxa de sucesso da ablação cardíaca é superior a 90% para arritmias como, por exemplo:

 

 

Por isso, sim,  a ablação cardíaca é segura. No entanto, não está livre de possíveis complicações como, por exemplo:

 

 

Em muitas situações, o diagnóstico e a ablação cardíaca fazem-se em sequência, no mesmo procedimento. O médico avançará para o tratamento da arritmia, através da ablação cardíaca, se estiver documentado o circuito elétrico a ser tratado e caso haja perspetiva de sucesso. No entanto, este procedimento nem sempre é a primeira opção de tratamento das arritmias. Muitas vezes, a ablação cardíaca é um tratamento utilizado para pessoas que:

 

  • já tentaram medicação para controlar uma arritmia, sem o sucesso desejado;
  • sofreram efeitos adversos com medicação para arritmias;
  • têm um risco elevado associado a arritmias específicas, como risco de morte súbita.

 

É aconselhável que prepare transporte para casa para o regresso após a ablação cardíaca.

O que saber sobre o antes, o durante e o depois

O que esperar antes

 

É muito importante haver uma revisão da sua história médica, que incluirá a avaliação da sua medicação atual, bem como a história de alergias medicamentosas.

 

E durante?

 

Na preparação para o procedimento, o enfermeiro vai colocar elétrodos no peito, braços e pernas para que o ritmo cardíaco seja sempre monitorizado. A ablação cardíaca é realizada sob sedação e analgesia de forma a ser mais confortável. O procedimento tem duração muito variável e pode demorar até várias horas, dependendo do número de zonas a tratar.

 

E depois?

 

Dependendo do tratamento efetuado, poderá ir para casa no mesmo dia, passadas algumas horas, ou ficar até ao dia seguinte. Além disso, antes de receber alta do hospital, serão dadas instruções sobre cuidados a ter no regresso a casa e nos dias seguintes. Pergunte à equipa quando será a melhor altura para retomar atividades habituais. No entanto, é recomendável evitar atividade física intensa nos dias seguintes, e não deve conduzir de volta a casa.

 

Por fim, lembre-se: seja qual for a sua situação, discuta sempre as suas questões com a sua equipa de saúde. Só eles conhecem bem o seu caso e saberão qual a melhor estratégia para si!

artigo

A arritmia cardíaca tem cura?

E, já agora, porque não se junta à comunidade Cardio 365º?

artigo
imprimir
anterior seguinte