Pub
Pub
artigo
imprimir

O que é a fibrilação ventricular?

A fibrilação ventricular é uma emergência médica. O que causa? É tratável? Podemos prevenir? Venha descobrir!

O coração possui um circuito elétrico próprio, responsável pela contração coordenada das aurículas e ventrículos. O impulso é iniciado nas células marca-passo, concentradas no nódulo sinusal. Depois, esse mesmo impulso segue e é retardado num sítio chamado de nódulo auriculoventricular, de maneira a separar a contração auricular da ventricular (diferentes câmaras que existem no coração). A contração ventricular é responsável por bombear o sangue do coração para o resto do corpo. Mas o que é mesmo a fibrilação ventricular?

 

Na fibrilação ventricular, o que acontece é que a contração é desordenada e o ventrículo vibra. Desta maneira, o coração deixa de bombear sangue e ocorre paragem cardíaca. Assim sendo, a fibrilação ventricular é uma emergência médica e uma situação que pode ser fatal.

O que causa a fibrilação ventricular?

A causa mais frequente de fibrilação ventricular é, sobretudo, o enfarte agudo do miocárdio, no contexto de doença arterial coronária. Isto é, quando o coração não recebe o fluxo sanguíneo suficiente. Outras causas incluem:

 

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Os sintomas incluem palpitações, dor no peito, suores e perda de consciência, por exemplo. Normalmente, a perda de consciência ocorre rapidamente, pelo que os outros sintomas não chegam a ser notados. O diagnóstico faz-se a partir de eletrocardiograma, mas nem sempre é possível esperar pela confirmação. O tratamento deve ser imediato, com reanimação cardiopulmonar e desfibrilhação elétrica. Se, após um enfarte agudo do miocárdio, ocorrer fibrilação ventricular e houver uma resposta imediata, a taxa de recuperação é de 95%.

 

Por um lado, se a causa for reversível, o tratamento passa por tratar a causa. Por outro lado, outros casos podem ter indicação para a colocação de um Cardiodesfibriladores Implantável (CDI). Assim sendo, saiba que o CDI é um aparelho que se coloca debaixo da pele e é ligado ao coração. Este deteta atividade elétrica anormal, como a fibrilação ventricular, e atua logo, prevenindo a paragem cardíaca.

artigo

Quais os sintomas do enfarte do miocárdio?

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

 

Além disso, já conhece o nosso site Diabetes 365º?

Referências
artigo
imprimir
anterior seguinte