Pub
Pub
artigo
imprimir

Já ouviu falar em angiogénese?

A angiogénese é um processo natural do organismo. Pode parecer uma palavra complicada, e até difícil de pronunciar. Mas na verdade, entender o seu significado é bastante simples. Leia este artigo e fique a saber tudo.

Não é um órgão. Não é uma doença. É um processo natural do nosso corpo. Para entender o que é a angiogénese, comecemos por desmontar a palavra.

Angiogénese – a palavra desmontada

«Angio-» é um prefixo que significa «vaso sanguíneo ou linfático». «Génese» exprime a noção de «origem» ou «produção». Assim sendo, podemos concluir que esta está relacionada com a «produção de vasos» do nosso corpo.

 

É isso mesmo: a angiogénese é o crescimento de vasos sanguíneos, a partir daqueles que já existem. Normalmente, os vasos formados são capilares, os mais estreitos de todo o sistema vascular.

Para que serve?

A angiogénese ocorre ao longo de toda a vida, desde que estamos no útero. É um processo que pode ocorrer de forma natural para responder a uma necessidade do organismo, ou ser causado por uma doença. Por exemplo, no caso do cancro, dá-se o crescimento de novos vasos sanguíneos para alimentarem o tumor.

 

Os capilares são os vasos sanguíneos que «entram» nos tecidos. Portanto, é através destes vasos que se fazem as trocas de nutrientes e de produtos de excreção entre o sangue e as células (metabolismo). Estes capilares formam-se precisamente através do processo de angiogénese. Quando o metabolismo diminui, a rede de vasos capilares também diminui.

artigo

Como funciona o coração

Valor terapêutico da angiogénese

Todavia, há mais de 40 anos que se tem vindo a estudar a angiogénese como possibilidade terapêutica para algumas doenças.

 

Estimular o crescimento dos vasos sanguíneos pode ser benéfico em doenças como a doença isquémica do coração, a doença arterial periférica e na cicatrização de feridas.

 

Por outro lado, inibir a angiogénese pode ajudar em casos de cancro, doenças dos olhos e artrite reumatóide. Em teoria, se os tumores e outros tecidos não forem «alimentados», a doença não deveria progredir. Infelizmente, existem muitos outros fatores a ter em conta, pelo que a resposta não é assim tão simples.

 

Os capilares crescem e retrocedem nos tecidos saudáveis conforme seja necessário. A prática de exercício físico, estimula o crescimento de capilares para alimentarem os músculos e o coração. O sedentarismo faz com que esses vasos retrocedam. Durante o aumento de peso, a angiogénese é promovida para alimentar os novos tecidos gordos. Na perda de peso, esses novos capilares são eliminados.

 

Como vê, apesar do nome complicado, a angiogénese é um processo simples e natural, necessário à manutenção e funcionamento do nosso corpo. Em casos saudáveis, ela deverá ocorrer durante toda a nossa vida.

 

Saber mais? Junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte