video
imprimir

Explicador: o que fazer depois de um evento cardiovascular

Depois de um evento cardiovascular, e muitas mais vezes do que seria recomendável, aparece outro. Poder-se-á prevenir esta ocorrência? Aqui fica um novo Explicador para responder a essa questão.

Patrocinado por

Um evento cardiovascular é, como o próprio nome indica, resultado de uma doença cardiovascular. Tem consequências que podem ser graves a curto, médio e longo prazo. E, quando ocorre, implica um conjunto de mudanças. São essas mudanças que o vídeo Explicador de hoje promete abordar, com a participação da Dra. Sílvia Monteiro, cardiologista no Centro Hospitalar e Universitário da Universidade de Coimbra.

O que é doença cardiovascular?

A doença cardiovascular é a principal causa de morte em todo o Mundo e em Portugal. Afeta diferentes vasos sanguíneos, desde os do coração, aos cerebrais e os dos membros inferiores. Assim, a doença acaba muitas vezes por ter como consequências um evento cardiovascular. Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Isquemia dos membros inferiores, são os 3 principais.

Qual o risco de reaparecimento de um evento cardiovascular?

Aqui está um grande problema. A recorrência deste tipo de eventos é muito elevada. Por exemplo, 1 em cada 5 doentes hospitalizados que sobrevivem a um EAM, tem um novo evento no primeiro ano após o sucedido. Além disso, mesmo doentes que não têm qualquer complicação cardiovascular nesse primeiro ano, podem vir a tê-la nos 3 anos seguintes (20%).

Mas posso prevenir o seu aparecimento?

Sim, pode. E deve. A adesão a um estilo de vida mais saudável e o cumprimento rigoroso da terapêutica são pilares importantes no caminho para a prevençao cardiovascular. De forma mais específica e a saber:

 

  • Deixar de fumar.
  • Reduzir os níveis do colesterol LDL, o «mau colesterol».
  • Manter a pressão arterial controlada.
  • Se for diabético, é sobretudo importante manter a glicemia controlada.
  • Controlar o peso.
  • Adotar a dieta mediterrânica em todas as suas vertentes.
  • Praticar exercício físico regular.

 

Passam por aqui as estratégias para prevenir a recorrência de um evento cardiovascular. Ademais, no vídeo, encontrará objetivos concretos que, sempre com o aconselhamento médico, deve tentar atingir.

 

Todavia, para mais conselhos destes, junte-se a nós na comunidade Cardio 365º!

artigo

06.

Hábitos que podem ajudar a prevenir o AVC

Referências
  • Mach F, et al. Eur Heart J. 2020;41:111-188 (2019 ESC/EAS Guidelines for the management of dyslipidaemias: lipid modification to reduce cardiovascular risk.

video
imprimir
anterior seguinte