Pub
Pub
artigo
imprimir

Existem bons suplementos para o coração?

Suplementos para o coração: quais e quando usar? Hoje vamos saber mais sobre os suplementos mais indicados para manter um coração saudável.

Existem vários suplementos para o coração à venda no mercado. E garantir a nossa saúde cardiovascular é, sem dúvida, uma mais valia. Mas quais são os suplementos indicados para isso? Aliás, será que são necessários?

Suplementos: sim ou não?

Quando falamos em suplementos alimentares, é importante reforçar que se tratam de um complemento à dieta. Ou seja, uma alimentação equilibrada é o pilar para manter o nosso coração e sistema cardiovascular saudáveis. Hábitos de vida saudáveis, incluindo uma boa alimentação e prática regular de exercício físico, são fundamentais.

 

No entanto, pode existir a necessidade de recorrer a suplementos para diminuir o risco de vir a desenvolver doenças cardiovasculares. A indicação surge quando existe alguma deficiência ou quando fazem parte do tratamento em causa. Apesar disso, pode ter interesse em iniciar algum suplemento por sua iniciativa. Em qualquer caso, o seu médico irá aconselhá-lo e indicar quais os suplementos que deve fazer, se existem efeitos secundários importantes e se os suplementos em causa interagem com a medicação que faz (muito importante!).

Quais os suplementos para o coração ideais?

No caso da saúde cardiovascular, alguns suplementos mostram benefícios, e são esses que vamos abordar:

 

Ácidos gordos ómega-3

 

A American Heart Association (AHA) recomenda que quem possui doenças cardíacas faça um reforço de ácidos gordos ómega-3. Este nutriente vem, sobretudo, do peixe, mas nem sempre é ingerido nas doses necessárias. Idealmente, é preciso consumir 1 grama diário, de EPA e DHA, ou seja, 2 tipos de ácidos gordos ómega-3.

 

Arroz vermelho

 

O arroz vermelho tem sido apontado como uma alternativa para reduzir o colesterol. O colesterol elevado é um fator de risco cardiovascular pois aumenta a probabilidade de eventos graves, como enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Como tal, controlar os níveis de colesterol é fundamental para um coração saudável. No entanto, o arroz vermelho em quantidades aumentadas pode ser prejudicial à saúde. Isto porque um dos seus compostos é a citrinina, que pode ser prejudicial ao rim.

 

Vitaminas e minerais

 

Não existem estudos que comprovem o benefício da suplementação com vitaminas e minerais específicos, como existem, por exemplo, com a de ómega-3. No entanto, é importante saber que, quando existe deficiência vitamínica ou mineral, esta deve ser corrigida. Substâncias como o ferro ou a vitamina D são essenciais e precisam de ser suplementadas caso estejam em falta. Quando tal ocorre, existem sintomas que permitem aos médicos perceber que têm de investigar essas deficiências, como o cansaço e palidez anormais.

Fale com o seu médico

O seu médico deve vigiar «aprovar» todos os suplementos, sejam quais forem. O seu médico vai verificar se precisa de tomar o suplemento, qual o benefício e se existem contra-indicações ou interações com os medicamentos que faz.

 

Além disso, não se esqueça: mantenha uma alimentação que privilegie a fruta, os vegetais, o peixe e as fibras, evitando as gorduras e o açúcar. Para complementar, pratique exercício físico regular, no mínimo 30 minutos por dia.

artigo

6 regras para proteger o coração

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Siscovick DS, et al., 2017.

  • Cicero AFG, et al., 2019.

  • American Heart Association (AHA)

artigo
imprimir
anterior seguinte