video
imprimir

Acha que sabe o que é a aterosclerose?

Como a aterosclerose é uma doença tão prevalente em Portugal, decidimos ir tentar perceber o que sabem os portugueses sobre esta maleita. No vídeo, as nossas perguntas – em baixo algumas respostas.

Patrocinado por

Parece que muitas pessoas pensam que aterosclerose é o mesmo que arterioslcerose. Outras ainda que se trata de uma doença óssea. Muitas, felizmente, sabem que o colesterol tem aqui um papel a desempenhar. E reconhecem-lhe a gravidade. E você, depois de ver o vídeo, saberia responder? Sumarizamos em baixo. 

Mas, afinal, o que é aterosclerose?

 

Uma doença cardiovascular

 

A aterosclerose é um tipo de arteriosclerose, doença onde há enrijecimento das artérias. E uma doença cardiovascular. Isto é, faz partes das doenças que afetam os vasos sanguíneos, com impacto na saúde, principalmente do coração. Mas por ter que ver com o sangue, que alimenta todas as partes do corpo, tem muitas vezes consequências noutros órgãos.

 

É uma doença crónica que funciona, de forma simples, da seguinte forma: primeiro, há acumulação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Isto pode causar uma obstrução. As partículas mais importantes para a formação destas placas são as de colesterol LDL, também conhecido como o «mau» colesterol.

 

Estas placas, conhecidas como ateromas vão, ao longo do tempo, aumentando. E, graças a isso, o interior das artérias fica mais estreito – até poder obstruir totalmente. A aterosclerose está na origem de vários problemas cardiovasculares.

 

Bastante comum em Portugal

 

O universo de doentes afetados pela aterosclerose atinge os 740 mil adultos. A doença representa 50% das mortes por doenças do aparelho circulatório e é uma causa importante de anos de vida perdidos.

 

Estima-se que que cada português perde 10 dias de vida por ano, devido à aterosclerose. Os custos associados à doença são tremendos, com impacto no produto interno bruto (1% do PIB), representando mais de 10% das despesas de saúde em Portugal.

 

Com fatores de risco conhecidos

 

Uma dieta rica em gorduras, excesso de pesopouca atividade física são alguns dos fatores que estão na origem de valores elevados de colesterol LDL no sangue. Além disso, existem outros fatores de risco que promovem a inflamação arterial e a formação de ateromas:

 

 

E consequências que podem ser graves

 

A obstrução das artérias causada pela aterosclerose pode estar na origem de várias doenças cardiovasculares. Além disso, a placa pode também desprender-se e formar um trombo, que poderá obstruir outras artérias.

 

Dependendo das artérias afetadas as consequências e sintomas são diferentes:

 

Aterosclerose: prevenir é possível

 

Com a idade, é inevitável ter algum grau de aterosclerose. Mas é possível evitar que esta se desenvolva para níveis capazes de causar doença cardiovascular. Para evitar o desenvolvimento, progressão ou agravamento da aterosclerose, deve controlar os fatores de risco:

 

  • Adote uma dieta saudável;
  • Faça exercício físico;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Não abuse no álcool;
  • Controle a sua tensão arterial;
  • Não fume;
  • Mantenha o controlo glicémico.
artigo

108.

Aterosclerose: o que é e como prevenir

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

video
imprimir
anterior seguinte