Acha que sabe o que é a aterosclerose?
Como a aterosclerose é uma doença tão prevalente em Portugal, decidimos ir tentar perceber o que sabem os portugueses sobre esta maleita. No vídeo, as nossas perguntas – em baixo algumas respostas.
Parece que muitas pessoas pensam que aterosclerose é o mesmo que arterioslcerose. Outras ainda que se trata de uma doença óssea. Muitas, felizmente, sabem que o colesterol tem aqui um papel a desempenhar. E reconhecem-lhe a gravidade. E você, depois de ver o vídeo, saberia responder? Sumarizamos em baixo.
Mas, afinal, o que é aterosclerose?
Uma doença cardiovascular
A aterosclerose é um tipo de arteriosclerose, doença onde há enrijecimento das artérias. E uma doença cardiovascular. Isto é, faz partes das doenças que afetam os vasos sanguíneos, com impacto na saúde, principalmente do coração. Mas por ter que ver com o sangue, que alimenta todas as partes do corpo, tem muitas vezes consequências noutros órgãos.
É uma doença crónica que funciona, de forma simples, da seguinte forma: primeiro, há acumulação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Isto pode causar uma obstrução. As partículas mais importantes para a formação destas placas são as de colesterol LDL, também conhecido como o «mau» colesterol.
Estas placas, conhecidas como ateromas vão, ao longo do tempo, aumentando. E, graças a isso, o interior das artérias fica mais estreito – até poder obstruir totalmente. A aterosclerose está na origem de vários problemas cardiovasculares.
Bastante comum em Portugal
O universo de doentes afetados pela aterosclerose atinge os 740 mil adultos. A doença representa 50% das mortes por doenças do aparelho circulatório e é uma causa importante de anos de vida perdidos.
Estima-se que que cada português perde 10 dias de vida por ano, devido à aterosclerose. Os custos associados à doença são tremendos, com impacto no produto interno bruto (1% do PIB), representando mais de 10% das despesas de saúde em Portugal.
Com fatores de risco conhecidos
Uma dieta rica em gorduras, excesso de peso e pouca atividade física são alguns dos fatores que estão na origem de valores elevados de colesterol LDL no sangue. Além disso, existem outros fatores de risco que promovem a inflamação arterial e a formação de ateromas:
- Hipertensão arterial;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Diabetes.
E consequências que podem ser graves
A obstrução das artérias causada pela aterosclerose pode estar na origem de várias doenças cardiovasculares. Além disso, a placa pode também desprender-se e formar um trombo, que poderá obstruir outras artérias.
Dependendo das artérias afetadas as consequências e sintomas são diferentes:
- Angina de peito;
- Enfarte agudo do miocárdio;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Doenças noutros órgãos (intestinos, por exemplo) e membros do corpo (braços, pernas, etc.)
Aterosclerose: prevenir é possível
Com a idade, é inevitável ter algum grau de aterosclerose. Mas é possível evitar que esta se desenvolva para níveis capazes de causar doença cardiovascular. Para evitar o desenvolvimento, progressão ou agravamento da aterosclerose, deve controlar os fatores de risco:
- Adote uma dieta saudável;
- Faça exercício físico;
- Mantenha um peso saudável;
- Não abuse no álcool;
- Controle a sua tensão arterial;
- Não fume;
- Mantenha o controlo glicémico.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!