Pub
Pub
artigo
imprimir

Saúde oral e saúde cardiovascular: estará em risco?

E se lhe disséssemos que a sua saúde oral pode ter uma correlação direta com a sua saúde cardiovascular? Saiba porque é que descurar os seus dentes pode trazer consequências piores do que perder um dente.

Todos sabemos que uma boa higiene oral e visitar um dentista de tempos a tempos é crucial para manter uma saúde oral estável, mas será que as consequências se ficam por um dente perdido?

Saúde oral e cardiovascular de mãos dadas

Nas últimas décadas, dezenas (senão centenas) de estudos sugerem uma correlação entre a saúde oral pobre e eventos cardiovasculares. Neste momento, existem sobretudo 3 teorias que podem explicar a relação.

 

Conheça as teorias

 

  • As bactérias responsáveis pelas infeções gengivais que causam gengivite e periodontite (que surgem devido a cáries e higiene oral inadequada) circulam na corrente sanguínea pelo corpo todo. Além do impacto na saúde dos dentes são responsáveis por pequenas inflamações nos vasos sanguíneos e subsequentes danos, pequenos trombos (coágulos). Estes, de forma cumulativa, podem causar trombos nos grandes vasos sanguíneos e problemas graves como acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

 

  • A segunda teoria assenta na resposta imunitária do corpo a invasores como bactérias. Ou seja, na inflamação que desencadeia uma chamada «cascata» de químicos de autodefesa no organismo que leva a danos em todo o corpo.

 

  • Por fim, coloca-se também a hipótese de que pode não existir nenhuma ligação direta entre estes  acontecimentos. Ou seja, que seja devido à presença de outros fatores como consumo tabágico que agrava de forma independente a saúde oral e cardiovascular. Outro fator que pode afetar a correlação é o acesso difícil à saúde, impedindo o acesso a dentistas e higienistas e a rastreios frequentes.

 

Por mais que a evidência científica não seja ainda robusta na correlação direta da saúde oral com a saúde cardiovascular, uma coisa é certa: a manutenção de uma boa saúde oral ajuda a uma boa saúde no geral e a uma manutenção da dentição saudável durante mais tempo.

 

Em suma, deixamos as sugestões para uma higiene oral eficaz: escovar os dentes 2 vezes por dia, durante 2 minutos, passar fio dentário entre os dentes e trocar a sua escova de dentes de 3 em 3 meses. Cuide bem da sua boca, quem sabe, pode ser que também o seu coração agradeça!

artigo

Lavar os dentes ajuda a manter o coração saudável

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte