Pub
Pub
artigo
imprimir

Sabia que o óleo de peixe protege o coração?

A ingestão diária de ácidos gordos ómega-3, provenientes da gordura do peixe, ajuda a controlar os níveis de triglicéridos uma das principais ameaças à saúde cardiovascular.

Em primeiro lugar, antes de falar nos benefícios do óleo de peixe é necessário falar nas gordurinhas em excesso que circulam no nosso sangue. E os níveis elevados de colesterol LDL no sangue não são o único fator prejudicial para a saúde. Ou seja, os triglicéridos são também considerados um fator de risco cardiovascular.

 

Os triglicéridos são a forma de gordura mais comum na alimentação e no corpo (cerca de 95%). Tal como o colesterol, os triglicéridos desempenham funções essenciais no organismo, contudo, em níveis elevados, podem constituir um problema. É aqui que o óleo de peixe assume um papel importante.

O óleo de peixe protege o coração

Evitar a poluição do mar

 

Estudos científicos têm demonstrado que o consumo de peixe rico em ómega-3 ou de suplementos com óleo de peixe, ajuda a reduzir os níveis de triglicéridos. Um estudo realizado na Finlândia, na Universidade de Kuopio, demonstrou que um suplemento com óleo de peixe, de origem dinamarquesa, conseguiu baixar os triglicéridos tão eficazmente como uma alimentação que inclua peixe 4 a 5 vezes por semana.

 

Além disso, a vantagem de tomar um suplemento de óleo de peixe é que se elimina o risco de consumo de metais pesados e toxinas ambientais, normalmente encontrados no peixe fresco, através de uma técnica de purificação avançada que remove estes poluentes.

 

Ácidos gordos livres são a melhor fórmula

 

Na maioria dos suplementos o óleo de peixe encontra-se sob a forma de triglicéridos. Assim que atinge o estômago, os triglicéridos são «processados» por uma enzima chamada lipase e convertidos em ácidos gordos livres, que o organismo consegue absorver. Esta conversão, além de demorada, não é completa, havendo desperdício.

 

Para o evitar e acelerar o processo, alguns fabricantes desenvolveram uma nova fórmula (que pode encontrar nas farmácias) em que o ómega-3 já se encontra convertido, ou seja, sob a forma de ácidos gordos livres. Tal permite uma absorção superior e um efeito mais rápido.

artigo

Peixe: aprenda a escolher bem

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Revista pH

artigo
imprimir
anterior seguinte