Pub
Pub
artigo
imprimir

Mais colesterol HDL? O coração agradece

Provavelmente já ouviu falar do «bom» colesterol comparativamente com o «mau» colesterol. Mas o que faz do colesterol HDL bom? Saiba tudo aqui.

Há bom e mau colesterol, como a maioria já saberá, sendo o «bom» o HDL e o «mau» o LDL. Mas, o que faz do colesterol HDL bom? Como pode uma grande quantidade de colesterol HDL contribuir para a sua saúde cardiovascular?

A importância do colesterol HDL

HDL significa, em ingês high-density lipoprotein ou, em português, lipoproteína de alta densidade. Ou seja, trata-se de uma estrutura de lipoproteína que rodeia um «centro» de colesterol é maior e mais densa, daí o seu nome.

 

O colesterol não é todo mau, na verdade, é um lípido ou gordura essencial que é um dos blocos de construção das nossas células. Quando o colesterol é transportado pela corrente sanguínea, quem o transporta são as chamada lipoproteínas, que têm as suas «afinidades» para cada tipo de colesterol. Estas lipoproteínas são sintetizadas pelo fígado e intestino.

 

O colesterol HDL em específico medeia o fluxo de colesterol celular e participa no processo de excreção do colesterol em excesso (através das fezes), impedindo a acumulação do mesmo nas artérias e prevenindo a aterosclerose. Este segundo mau colesterol que se acumula e causa doenças cardiovasculares é o LDL.

artigo

09.

Colesterol: o que precisa de saber

As funções deste «bom» colesterol

 

Assim, podemos resumir as 3 grandes funções do colesterol HDL e o que o torna essencial para a manutenção da nossa saúde:

 

  • ajuda a remover o colesterol LDL da circulação;
  • reduz, reutiliza e «recicla» o colesterol LDL, direcionando-o para fígado, onde ocorre a sua transformação;
  • mantém as paredes das artérias flexíveis e repara os danos que lhes são feitos, prevenindo a aterosclerose e problemas vasculares mais graves.

 

Assim sendo, ao contrário do que possa parecer, o colesterol HDL é maioritariamente sintetizado pelo nosso corpo. No entanto, necessita das condições ideais para que a sua produção se mantenha o em maior quantidade que outros tipos de colesterol.

 

Por isso, não se esqueça de incluir na sua dieta, «gorduras boas», de praticar exercício físico regular e deixa de lado o tabaco. Isto irá ajudar o seu organismo a ter os níveis ótimos de colesterol HDL em circulação. Não se vê, mas prometemos que será saúde que se sente a longo prazo.

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Lund-Katz S & Phillips MC, 2010.

  • WebMD

artigo
imprimir
anterior seguinte