Pub
Pub
artigo
imprimir

É possível prevenir a síndrome metabólica?

Hoje lançamos a pergunta: será que existem estratégias para prevenir a síndrome metabólica? A resposta é: sim! Vamos descobri-las?

A síndrome metabólica é muito prevalente no nosso país, afetando cerca de 36% a 49% dos portugueses. É praticamente metade da população, pelo que a sua prevenção assume um papel fundamental. Sim, é possível prevenir a síndrome metabólica! Vamos descobrir como?

Síndrome metabólica: o que é?

Uma síndrome, por definição, é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma determina doença. Na medicina, a síndrome metabólica é o agrupamento de vários fatores de risco metabólicos, nomeadamente:

 

  • Pressão arterial elevada.
  • Dislipidemia (níveis de colesterol e/ou triglicéridos aumentados).
  • Resistência à insulina (caracterizada por um aumento da glicose em jejum).
  • Perímetro abdominal aumentado (obesidade abdominal).

 

Normalmente está presente em pessoas com excesso de peso e sedentárias. Pensa-se que existe uma predisposição familiar para o desenvolvimento da síndrome metabólica.

 

Complicações

 

As complicações da síndrome metabólica são, naturalmente, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, diabetes mellitus e doença renal crónica.

 

Todas estas são doenças relacionadas com os diversos fatores que caracterizam a síndrome metabólica. O tabagismo e o.  sedentarismo potenciam o aparecimento de complicações. A boa notícia é que muitos destes fatores são modificáveis, ou seja, podemos prevenir o seu aparecimento ou agravamento.

artigo

O que é a síndrome metabólica?

Como prevenir a síndrome metabólica?

Prevenir a síndrome metabólica assenta na adopção de um estilo de vida mais saudável. Hoje deixamos algumas estratégias para a prevenção da síndrome metabólica.

 

Perda de peso

 

Manter um peso saudável é fundamental. O peso ideal é medido através do índice de massa corporal, ou IMC. É calculado dividindo o valor do nosso peso (em quilogramas) pela nossa altura (em metros) ao quadrado. Os valores de um IMC saudável encontram-se entre os 20 e 25 kg/m2. Acima desse valor, consideramos que existe excesso de peso!

 

Além disso, é importante controlar a acumulação de gordura abdominal, que é também um fator integrante da síndrome metabólica. A obesidade abdominal define-se como um perímetro abdominal >102 nos homens e >88 nas mulheres. Está frequentemente associada a um aumento da gordura à volta dos órgãos, chamada de gordura visceral, relacionada por sua vez a um maior risco de eventos cardiovasculares.

 

Atividade física

 

O segredo para evitar a síndrome metabólica é o exercício físico! Exercício de intensidade moderada (no mínimo) 30 minutos por dia é o recomendado para nos mantermos saudáveis. Assim, para além de combatermos o excesso de peso, baixamos os níveis de gordura, de açúcar e de colesterol no sangue, bem como a nossa pressão arterial.

 

Dieta equilibrada

 

A dieta ideal deve ser pobre em gorduras e açúcar. Os hidratos de carbono devem ser moderados e o sal reduzido, de maneira a evitar a subida da glicemia e da pressão arterial.

 

Use e abuse dos legumes, cereais integrais, fibra, fruta e peixe. O nosso prato deve ser colorido, com vários tipos de legumes diferentes. Uma boa estratégia é comer sopa ao início de cada refeição, para que fique mais rapidamente saciado. Para acompanhar a refeição, prefira água às bebidas gaseificadas ou alcoólicas.

 

Tabaco: não!

 

O tabagismo é um alto potenciador de complicações, incluindo eventos cardiovasculares, cancro e muitas outras doenças. Deixar de fumar faz parte da prevenção de múltiplas doenças e manutenção da sua saúde. Se acha que necessita de ajuda para deixar de fumar, fale com o seu médico.

 

Junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Notícias UP

  • Dynamed

  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

artigo
imprimir
anterior seguinte