Conheça o seu risco cardiovascular
O risco cardiovascular é a probabilidade que uma pessoa tem de vir a sofrer de uma doença cardiovascular no futuro. Venha saber como pode calcular o seu risco e o que o resultado implica!

O risco cardiovascular é a probabilidade que uma pessoa tem de vir a sofrer de uma doença cardiovascular no futuro. E depende de vários fatores de risco que podem ser incluídos no cálculo desse risco. Esta é uma ferramenta importante, uma vez que ajuda os profissionais de saúde a perceber se há um risco elevado e a tomar medidas para o reduzir ante que seja tarde.
Quais os fatores risco incluídos no cálculo do risco cardiovascular?
Os fatores de risco dividem-se em 2 grupos: modificáveis e não modificáveis.
Fatores de risco não-modificáveis
Estes são os fatores que não são passíveis de intervenção médica:
- Idade
- Género
- Fatores hereditários
- Etnia
Fatores de risco modificáveis
Por outro lado, estes são fatores que podemos modificar para reduzir o risco cardiovascular:
Um estilo de vida saudável tem impacto em todos estes fatores. O seu médico pode sugerir terapêuticas para controlar estes fatores.
Como é feito o cálculo do risco cardiovascular?
O cálculo é feito através das tabelas SCORE (Systematic Coronary Risk Evaluation), um sistema desenvolvido para pessoas entre os 40 e os 65 anos. Este dá-nos o risco de a pessoa desenvolver doença cardiovascular fatal em 10 anos. Como pode ver na tabela abaixo, é calculado com base na idade, género, ser fumador/não fumador, valores da pressão arterial sistólica (o valor mais alto) e o valor do colesterol total.
Por exemplo: um homem de 55 anos fumador com colesterol 150 mg/dL e pressão arterial sistólica de 140 tem um risco moderado (cor laranja). Se esse indivíduo deixar de fumar, esse risco diminui para baixo (cor amarela).
Quais os níveis de risco cardiovascular?
Há pessoas em que o risco não precisa de ser calculado pelas tabelas SCORE. Isto porque as patologias que tem colocam-no diretamente em risco. No entanto, nas outras pessoas, o risco é calculado pelo SCORE. Existem 4 níveis de risco cardiovascular:
Muito alto
Pessoas com:
- SCORE igual ou superior a 10%
- Historial enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial periférica ou que já tenham realizado cateterismo
- Diabetes mellitus, com um 1 ou mais fatores de risco e/ou lesão de orgão-alvo
- Doença renal crónica grave
Alto
Pessoas com:
- SCORE igual ou superior a 5% mas inferior a 10%
- Dislipidemia familiar
- Hipertensão arterial grave (grau 3)
- Doença renal crónica moderada
Moderado
- Pessoas com SCORE igual ou superior a 1% e inferior a 5%
Baixo
- Pessoas com SCORE inferior a 1%
Para que serve fazer esse cálculo?
O cálculo do risco determina o tipo de intervenção que deve ser aplicada nessa pessoa. Assim sendo, quanto maior o risco mais medidas terão que ser tomadas para prevenir doenças cardiovasculares. É, assim, essencial ter um seguimento regular com o seu médico, para que seja feita uma avaliação do risco cardiovascular global. Assim, poderá ser estabelecido um plano individualizado para o controlo de todos os fatores de risco modificáveis.
As causas de morte mais frequente nos países ocidentais devem-se a doenças cardiovasculares. Conhecer o seu risco torna-se importante para saber o que tem que mudar no seu estilo de vida para o reduzir. Consulte o seu medico para que possam juntos lutar pela sua saúde.

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!