Como combater o sedentarismo
O sedentarismo é a maior causa de morte, doença e incapacidade. Sabia que quase 5 milhões de mortes por ano são atribuídos à inatividade física? Neste artigo, explicamos o que é e como combater o sedentarismo.
O sedentarismo potencia todas as causas de mortalidade. Sabia que duplica o risco de doença cardiovascular, diabetes tipo 2 e obesidade? Além disso, também aumenta o risco de cancro do colón e da mama, de hipertensão (tensão alta), dislipidemias (como o colesterol elevado), osteoporose, depressão e ansiedade. Combater o sedentarismo é, por isso, fundamental para melhorar o estado de saúde das populações.
Sabe o que é o sedentarismo?
O sedentarismo é um estilo de vida no qual há muito pouca ou nenhuma prática de atividade física. É caracterizado por uma grande inatividade e pelo passar muitas horas sentado ou sem se mover. Se passa os dias:
- sentado à secretária a trabalhar
- no sofá a ver televisão
- sem subir escadas e a utilizar sempre os elevadores e escadas rolantes
- a deslocar-se de carro
- sem fazer uma caminhada, ir ao ginásio ou praticar uma atividade física que dure pelo menos 30 minutos
… está a ter um estilo de vida sedentário.
O sedentarismo em Portugal
Dados de 2019 revelam que Portugal está entre os 11 países mais sedentários do mundo. Apenas 5% dos portugueses fazem desporto de forma regular. No nosso país, as mulheres são por norma mais sedentárias. E a falta de tempo é a principal justificação. Os outros motivos para a inatividade são a falta de interesse/ motivação e os custos associados.
A falta de exercício é ainda responsável pela incidência de:
- 15% de cancro do cólon
- 14% de cancro da mama
- 11% de diabetes tipo 2
- 8% de doenças cardiovasculares
Além disso, os adultos sedentários gastam mais dinheiro em cuidados de saúde e faltam mais vezes ao trabalho.
Atividade física para combater o sedentarismo
A prática de atividade física diminui o risco de aparecimento das doenças descritas. Além disso, permite manter a saúde e promove o bem-estar geral: físico e mental. As doenças cardiovasculares são as maiores beneficiadas com a prática de exercício. Assim sendo, uma prática diária e regular tem um papel fundamental na prevenção destas doenças.
O que fazer?
Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física por dia. Esta pode ser dividida em 3 períodos de 10 minutos ao longo do dia. Lembre-se, sobretudo que para praticar atividade física, não precisa de se inscrever em nenhum ginásio! A não ser que queira. Basta ser algo que implique movimento, força e postura. Por exemplo:
- uma caminhada pelo bairro
- andar mais a pé (deixe o carro mais longe, desça do transporte uma paragem antes da habitual)
- subir escadas (sempre que possível, evite elevadores e escadas rolantes)
- andar de bicicleta
- nadar (no verão, aproveite as idas à praia para se exercitar)
- saltar à corda
O importante é mexer-se de forma consistente pelo menos 3 vezes por semana. Escolha algo que lhe dê prazer! Dança, natação… Não tem de estar na moda nem ir atrás do que todos dizem que é «a grande solução». Além disso, evite meter-se em coisas caras ou que não sabe se vai gostar. Isto porque, se não gostar, das duas uma: ou se torna um martírio (e não é esse o objetivo) ou vai abandonar. E o importante aqui é criar e manter um hábito.
Por outro lado, se preferir inscrever-se numa escola, academia, centro ou ginásio, experimente as aulas antes de se comprometer. A maioria dos locais oferece a primeira aula grátis ou permite a compra de aulas avulso, sem compromisso. Se gostar, aí sim, invista numa relação a longo prazo.
A saúde primeiro
O objetivo de praticar atividade física é manter e melhorar a saúde. Se tiver alguma doença ou condição médica, fale com quem o acompanha. Assim sendo, juntos poderão definir qual a melhor atividade para o seu caso.
Dê o exemplo
As crianças são mais moldáveis e facilmente adquirem novos hábitos. Mostre às crianças da sua família a sua prática desportiva. Desafie-as a acompanharem-no. É uma ótima forma de passarem tempo juntos, divertirem-se e criar hábitos de atividade física desde pequeninos.
Passeios pela natureza, caminhadas quando vão à praia, passeios de bicicleta… Vai ver que eles adoram! E é ótimo para a saúde de todos.
Tente, por outro lado, motivar a criança para a prática desportiva procurando algo que lhe «encha as medidas». Mesmo que tenha de experimentar várias modalidades. Não é desistir! É experimentar até encontrar aquela que mais se adequa à personalidade e gostos da criança. Algumas pessoas preferem atividades a solo. Outras prosperam em ambientes de equipa. Só é preciso paciência, a modalidade ideal chegará.
Benefícios para todos
Além de melhorar a saúde, os maiores benefícios da atividade física em todas as faixas etárias, são:
- Mais energia
- Maior resistência
- Melhor autoimagem e aumento da autoestima
- Maior capacidade de concentração
- Aumento da sociabilização
- Controlo do peso
- Redução do risco de ataque cardíaco
Como viu, praticar atividade física só traz vantagens! Por isso levante-se e vá fazer a sua caminhada, se é que hoje ainda não fez os seus 30 minutos de exercício. Seja criativo. Não precisa de gastar fortunas. Invista num bom par de ténis, isso sim (a não ser que escolha natação!). Além disso, fale com o seu médico para excluir qualquer risco. Envolva as crianças. E mexa-se, pelo seu bem-estar e pela sua saúde.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!