Angina ou ansiedade? Aprender a distinguir
Ai essa dor no peito! Será um sintoma ansioso, que vai passar, ou pode estar mesmo a acontecer algo no coração? Leia este artigo e aprenda a identificar se o que sente é angina ou ansiedade.

A angina e os ataques de pânico ou ansiedade são eventos de saúde distintos. No entanto, ambos se podem caracterizar por uma forte dor no peito, só que a origem dessa dor é diferente. Não é nada fácil fazer a distinção, mas existem algumas pistas que podemos seguir para identificar o que estamos a sentir.
O que é a angina
A angina é uma dor ou desconforto no peito. Pode assemelhar-se a uma sensação de pressão ou aperto. E este desconforto pode estender-se aos ombros, braços, pescoço, mandíbula e costas. Por vezes, a dor da angina assemelha-se a indigestão.
Aparece quando o músculo do coração não recebe oxigénio suficiente. Isto acontece porque as artérias que alimentam o coração estão mais estreitas ou bloqueadas. Se o sangue não consegue passar, o oxigénio não chega às células e o músculo pode morrer, deixando de conseguir bombear o sangue para todo o corpo.
Ou seja, a angina é um sintoma. Indica que existe um problema cardíaco subjacente. Normalmente é indicador ou consequência de doença cardiovascular. Por exemplo, é comum na doença arterial coronária, a doença das artérias que irrigam o coração e lhe permitem funcionar.
Existem vários tipos de angina
Só o médico poderá fazer um diagnóstico. No entanto, quanto maior for o risco de doença cardiovascular, maior o risco de angina. Os principais fatores de risco, são:
- colesterol elevado
- hipertensão (tensão alta)
- tabagismo
- diabetes
- sobrepeso ou obesidade
- sedentarismo
- má alimentação
- idade avançada
- história familiar de doenças do coração
Se tiver algum ou vários destes fatores de risco e sentir dor ou aperto no peito, consulte o seu médico. Através de vários exames, ele poderá determinar se de facto é angina e qual o tipo. Isto porque pode ser uma angina estável, possível de controlar, ou instável. Neste caso poderá ser necessário um tratamento de emergência para evitar um ataque cardíaco.
Ansiedade e dor no peito
A dor no peito é um sintoma muito característico de um estado de ansiedade ou de ataques de pânico. Muitas vezes, esta dor pode ser confundida com um ataque cardíaco ou algum problema no coração. Alguns estudos indicam mesmo que 1 em cada 4 pessoas que procuram ajuda devido a dor no peito, estão a ter algum episódio de ansiedade ou pânico.
Sintomas
A dor no peito associada à ansiedade é, normalmente, repentina e «perfurante». Como uma facada. Normalmente, segue-se a um estado de stresse e ansiedade prévio. Esta dor no peito costuma demorar cerca de 10 minutos. Mas os outros sintomas de ansiedade o ataque de pânico podem durar uma hora. Estes sintomas incluem:
- tonturas
- sensação de desmaio
- falta de ar
- tremores
- alterações na temperatura corporal
- sensação de perda de controlo
- dormência e suor nos pés e mãos
- palpitações
- e finalmente, dor no peito.
A dor no peito é um sintoma comum dos ataques de ansiedade ou pânico repentinos. Nos episódios de desenvolvimento lento não costuma ser tão comum.

Causas
A ansiedade e os ataques de pânico causam dores no peito por vários motivos. Estes podem ou não estar relacionados com o sistema cardíaco. Causas não relacionadas com o sistema cardíaco:
- hiperventilação (respirar demasiado depressa)
- contrações irregulares do esófago
Causas relacionadas com o sistema cardíaco:
- espamos das artérias coronárias
- aumento da necessidade de oxigénio no coração
- aceleração do batimento cardíaco
- aumento da pressão arterial
Afinal, como distinguir se é angina ou ansiedade?
É bastante difícil distinguir uma dor no peito causada por um ataque de pânico ou devido a um problema no coração. Além disso, as pessoas com ansiedade também podem ter problemas cardíacos, que podem piorar com os ataques de pânico. No entanto, existem algumas diferenças:
- A dor no peito causada por ansiedade surge, normalmente, em repouso. No caso de um problema de coração, é mais provável que surja no decorrer de alguma atividade física ou de esforço.
- No caso de uma angina associada a um ataque de coração, a dor normalmente irradia para os ombros, braços e maxilar. No caso da ansiedade, essa dor fica localizada apenas no peito.
- A dor da ansiedade surge de repente e desvanece em cerca de 10 minutos. Se for um problema de coração, a dor começa ligeira e vai aumentando.
- A dor no peito causada por ansiedade tende a ser mais aguda do que a dor causada por um ataque cardíaco, que as pessoas costumam descrever como um aperto e uma sensação de forte pressão.
- Os distúrbios de pânico e ansiedade são mais frequentes nas mulheres, enquanto que a angina e os ataques de coração tendem a afetar mais os homens.
Além de todas estas diferenças, o autoconhecimento é muito importante. Se for uma pessoa diagnosticada com ansiedade, deverá estar alerta para os sintomas dos ataques de pânico. Aprender técnicas para se acalmar ou falar com o seu médico sobre possibilidades de medicação e cumprir a prescrição, é fundamental para um bom controlo dos episódios. O mesmo se verifica no caso de ter fatores de risco cardiovascular ou diagnóstico de doença cardíaca.
No entanto, se sentir alguma dor forte no peito, deverá consultar imediatamente o médico. Principalmente se a dor não passar, for aumentando e irradiar para outras partes do corpo. Não perca tempo precioso e dirija-se imediatamente a um hospital. Seja angina ou ansiedade, o alívio dos sintomas é possível. Bem como a melhoria da qualidade de vida. E só consultando um médico poderá obter o melhor tratamento.
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!