Alerta AVC hemorrágico!
Apenas cerca de 13% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) são hemorrágicos. No entanto, trata-se de uma emergência médica que requer ação imediata. Saiba mais sobre este tema e aprenda a reconhecer quando deve procurar ajuda!
O AVC hemorrágico ocorre quando uma artéria se «rompe», o que interfere com o fluxo de sangue normal. Nestes casos, podemos ainda classificar o AVC hemorrágico em 2 tipos principais, consoante o local afetado:
- Intracerebral: É o tipo mais comum de AVC hemorrágico, que ocorre quando uma das artérias cerebrais se «rompe», fazendo com que o sangue invada o tecido cerebral adjacente.
- Subaracnoideia: É a forma menos comum de AVC hemorrágico, que ocorre quando a hemorragia tem lugar no espaço subaracnoideu, entre a aracnoide e a pia-máter, que fazem parte das meninges (um sistema de membranas que revestem e protegem o nosso encéfalo, tronco encefálico e medula espinhal).
A ocorrência de uma hemorragia dificulta a irrigação e comprime e danifica o tecido cerebral, impedindo o seu funcionamento normal.
Quais são as causas de AVC hemorrágico?
O AVC hemorrágico, geralmente, é causado por pressão arterial elevada (hipertensão arterial) ou por defeitos nos vasos sanguíneos cerebrais que os tornam mais suscetíveis à rutura, como é o caso dos aneurismas. Sendo que por definição, um aneurisma é uma dilatação da parede de uma artéria, que a torna mais frágil e menos propensa a resistir à pressão arterial elevada. Devido ao elevado risco de rutura, esta situação, com o decorrer do tempo, pode tornar-se muito grave.
Em conjunto com os fatores de risco mencionados acima, temos ainda o consumo de álcool e drogas, assim como de alguns medicamentos que podem aumentar o risco de AVC hemorrágico. Se tiver alguma questão acerca dos efeitos da sua medicação não hesite em consultar o seu médico ou farmacêutico.
Sabe reconhecer os sintomas?
O AVC hemorrágico, tal como o isquémico, é uma emergência médica. Assim sendo, é fundamental saber reconhecer os sintomas e saber quando pedir ajuda e recorrer ao serviço de urgência o mais rápido possível.
Os sintomas de AVC hemorrágico podem incluir:
- Diminuição do estado de consciência
- Náuseas
- Vómitos
- Dor de cabeça súbita e intensa
- Sensação de fraqueza ou «dormência» na face, braço ou perna num dos lados do corpo
- Convulsões
- Tonturas
- Perda de equilíbrio
- Dificuldade em falar ou deglutir
Tratamento e recuperação
O tratamento do AVC hemorrágico consiste no controlo ou redução da hemorragia. Assim sendo, podem ser usados:
- tratamentos de suporte;
- medicamentos que reduzam a pressão arterial e/ou que contrariem o efeito dos anticoagulantes (em caso de toma dos mesmos);
- intervenções cirúrgicas, no caso de AVC mais severos.
Recuperar de um AVC hemorrágico é possível. Contudo, esta recuperação vai depender muito da sua gravidade, da extensão do tecido cerebral que ficou comprometido e dos danos causados. Muitas vezes, as opções para reabilitação são demoradas e envolvem fisioterapia e terapia da fala. Sendo que o principal objetivo nestes casos é a recuperação do maior nível de capacidades possível.
É crucial reter que após deteção dos sintomas e sinais, deve ligar imediatamente para o 112. Quanto mais rápido pedir ajuda médica, menos probabilidade tem de haver um agravamento da situação. Além disso, pode até aumentar as hipóteses de recuperação. Informe-se e aprenda a cuidar de si e dos seus!
Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!
E, já agora, conhece o nosso website Diabetes 365º? Um espaço inteiramente dedicado a compreender melhor a diabetes.