Pub
Pub
artigo
imprimir

A vacina da gripe em doentes do coração

A época da vacina da gripe chegou! Será que as pessoas com doenças do coração se devem vacinar? Vamos descobrir.

O inverno chegou e, com ele, a época da vacina da gripe! A vacina da gripe é recomendada em grupos de risco, e entre eles estão os portadores de doença cardíaca.

Gripe: tudo o que precisa de saber

A gripe é uma doença sazonal, frequentemente causada pelos vírus influenza tipo A ou B. Normalmente, é uma doença autolimitada, isto é, que se resolve sem necessidade de recorrer a tratamento médico específico. No entanto, em grupos de risco, pode levar a doença grave e com complicações.

 

Quais os sintomas?

 

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares. A tosse pode durar 2 ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera da febre em poucos dias e dos outros sintomas em menos de uma semana.

 

Como evitar?

 

A maneira de prevenir a gripe é ser vacinado com a vacina da gripe. Todos os anos as vacinas da gripe são atualizadas, aumentado a sua eficácia. Como é mais prevalente no inverno, as campanhas de vacinação começam geralmente no mês de outubro.

 

Quem deve ser vacinado?

 

Todos os anos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) indica os grupos de risco a quem a vacinação é altamente recomendada. Estes grupos alvo são pessoas cuja idade e doenças os tornam mais suscetíveis às complicações.

 

Os grupos prioritários na campanha de vacinação são:

 

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, particularmente se residentes em instituições;
  • Grávidas, independentemente do tempo de gravidez;
  • Coabitantes e cuidadores de pessoas de alto risco que não possam ser vacinadas;
  • Algumas categorias profissionais. Profissionais de saúde, bombeiros, profissionais de creches e jardins de infância, profissionais de estabelecimentos prisionais;
  • Pessoas que apresentem certas doenças crónicas, listadas previamente pela DGS na norma de orientação clínica “Vacinação contra a gripe. Época 2021/2022”.

 

Pessoas entre os 60 e os 64 anos também devem ser vacinadas contra a gripe. 

artigo

362.

O que fazer para proteger o coração no inverno

A gripe e as doenças do coração

Dos grupos de risco nos quais a vacina é fortemente recomendada, um deles são portadores de doenças cardiovasculares, particularmente com:

 

 

Complicações e hospitalizações

 

A razão para os portadores de doença cardíaca fazerem parte dos grupos de risco da gripe é por serem mais suscetíveis a doença da gripe grave. Será mais provável ocorrerem complicações de infeções (sejam virais ou bacterianas) quando o coração possui doenças prévias, como já ter tido um enfarte no passado.

 

Na verdade, a gripe continua a ser uma importante causa de internamentos hospitalares na altura do inverno, recentemente ultrapassada pela COVID-19. Os cuidados de etiqueta respiratória são fundamentais para prevenir a disseminação do vírus da gripe, tal como acontece na covid. Da mesma forma, a vacina possui um papel fulcral no controlo da doença e evicção das suas complicações.

 

Este ano, a DGS irá seguir os moldes da vacinação contra a COVID-19, convocando as pessoas com indicação para realizar a vacina.

 

Se tem dúvida sobre se irá ser chamado ou, por outro lado, não receber um SMS quando deveria, entre em contacto com o seu centro de saúde! E já sabe, junte-se à comunidade Cardio 365º!

Referências
  • Direção-Geral da Saúde

  • Diário de Notícias

artigo
imprimir
anterior seguinte