Pub
Pub
artigo
imprimir

5 formas de cuidar melhor do coração

Nunca é tarde para aprendermos a cuidar melhor do coração. Afinal, o coração é o «motor» da vida, uma máquina perfeita que leva o sangue a todas as partes do corpo. Veja a nossa galeria de dicas!

O coração é o «motor» da vida, uma máquina perfeita que leva o sangue a todas as partes do corpo. Depois da euforia das festas de Natal e do fim de ano, é importante que uma das resoluções para o futuro seja cuidar melhor do coração – o órgão de todas as emoções.

 

Um coração adulto mede aproximadamente 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Além disso, pode chegar a bater 100 vezes por minuto, quando praticamos atividade física. Este músculo fantástico tem um trabalho a tempo inteiro muito exigente, uma vez que garante que o sangue é bombeado para uma rede de artérias e veias (de cerca de 100 mil quilómetros) por todo o nosso organismo. E é através deste incrível sistema que transporta todos os nutrientes e oxigénio de que as células necessitam para as suas funções.

Ano novo, Coração  mais saudável

Vamos aprender a cuidar melhor do coração

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca mais de 18 milhões de mortes todos os anos, sendo que 80% destes casos poderiam ser prevenidos. Em Portugal, segundo dados de 2015, continua a ser a principal causa de morte, com maior prevalência no sexo masculino e maior incidência nos meses de inverno. E não nos podemos esquecer de que, com a pandemia Covid-19 e os sucessivos confinamentos, o rastreio precoce das doenças cardiovasculares e o acompanhamento dos utentes ficou comprometido.

 

Assim, com a entrada de um novo ano, lembramos algumas formas de manter o seu coração jovem e saudável, na esperança de colher melhores resultados no futuro.

5 dicas para cuidar melhor do coração
  • 5 dicas para cuidar melhor do coração

    Durma bem

    Para um coração saudável, é importante o descanso: dormir entre 6 a 8 horas por dia e assegurar que o corpo e o coração têm tempo para recuperar de toda a intensidade das atividades do dia-a-dia.

    1 / 5
  • 5 dicas para cuidar melhor do coração

    Alimente-se melhor

    Uma alimentação saudável é sempre uma boa resolução. Não salte refeições, ingira bastante água e limite o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, privilegie as frutas e legumes em detrimento de alimentos processados. Se comer melhor, estará também a combater o excesso de peso, outro fator de risco das doenças cardiovasculares.

    2 / 5
  • 5 dicas para cuidar melhor do coração

    Aprenda a gerir o stresse

    Existe uma ligação muito próxima entre o sistema nervoso na gestão do stresse e a função cardíaca. Não é por acaso que associamos o coração às emoções. Por isso, se quer «mimar» o seu coração, há que desenvolver estratégias para lidar diariamente com as suas preocupações. Por isso, pratique uma atividade física ou dedique-se a um passatempo que goste, relativize os obstáculos do dia-a-dia e não guarde tudo para si.  Partilhe o que sente com familiares e amigos com quem se sinta à vontade.

    3 / 5
  • 5 dicas para cuidar melhor do coração

    Diga não ao tabaco

    A melhor forma de evitar as doenças cardiovasculares é controlar os fatores de risco e fumar é um deles. Se fuma e está a pensar em desistir, o risco cardiovascular reduzir-se-á para metade ao longo do próximo ano e tende a melhorar com o passar do tempo.

    4 / 5
  • 5 dicas para cuidar melhor do coração

    Aprenda cada vez mais

    Não há melhor forma de cuidar do coração do que o conhecer bem. Não estamos a falar apenas de perceber o órgão ou as suas funções, mas de conhecer o «seu» coração. Por isso, meça regularmente a sua pressão arterial. Além disso, conheça o seu perfil lipídico: os valores de colesterol total, LDL e HDL, bem como os valores de glicemia (açúcar no sangue). E não se esqueça: faça um check-up anual, com acompanhamento do seu médico. Um diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares passa por conhecer o seu coração e estar atento a todos os sinais que ele lhe dá.

    5 / 5
artigo

37.

5 ideias de lanches saudáveis

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte