Pub
Pub
artigo
imprimir

5 dicas para proteger a saúde neste Natal

O Natal é uma altura de muitas coisas boas. Mas também de vários excessos que vale a pena corrigir. Aqui encontra algumas dicas que o ajudarão a proteger a saúde nesta e nas quadras que hão de vir.

A saúde está na ordem do dia. E proteger a saúde ainda mais. Ainda que não seja pelos melhores motivos, o facto é que podemos aproveitar para pensar um bocadinho mais em no nosso bem-estar. Algumas perguntas que podemos começar por nos fazer são: será que estou saudável? Há quanto tempo não faço alguns exames de rotina? Estarei a adotar um estilo de vida correto? Ou tenho demasiados comportamentos de risco?

 

Hoje, não podendo ajudá-lo a responder a todas estas questões, vamos ficar por uma bem relevante por esta altura: como posso melhor proteger a saúde neste Natal?

Natal: tempo de paz, amor… e excessos

 

Não há como o evitar. Seja porque comemos mais e menos saudável. Porque a época é propícia a exageros e excessos. Seja porque estamos mais distraídos e descuramos hábitos que até já vamos adotando nos restantes dias do ano. Ou seja pelo simples facto de existirem tradições que não queremos abandonar. O Natal é uma altura em que a saúde tende a ficar um bocadinho de fora das nossas preocupações.

 

Mas não tem de ser assim. Podemos e devemos aproveitar a época ao máximo. Mas porque não aproveitá-la a favor da nossa saúde? E até criar novas tradições, mais saudáveis, e que possamos até incutir aos nossos familiares e amigos?

 

Por isso, aqui ficam 5 dicas para proteger a saúde neste Natal. Dicas simples de por em prática que, se adotadas, são meio caminho andando para uma vida mais sã:

5 dicas para proteger a saúde neste Natal
  • 5 dicas para proteger a saúde neste Natal
    proteger a saúde - sistema imunitário

    Fortaleça o seu sistema imunitário

    Por esta altura já deve ter pensado que nunca ouviu falar tanto sobre o seu sistema imunitário. Mas, de facto, com a chegada do Inverno, há algumas doenças sazonais que, a juntar à atual pandemia, são motivo acrescido de preocupação. E devem ser prevenidas. Por isso, além da toma habitual da vacina da gripe (de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde), o reforço do sistema imunitário é muito relevante. Principalmente, em pessoas com problemas de coração e outras doenças cardiovasculares. Assim sendo, o sistema imunitário é fortalecido se: evitar hábitos tabágicos; introduzir frutas e vegetais na sua dieta; fizer exercício regular; adotar hábitos de sono adequados; tentar minimizar os seus níveis de stresse.

    1 / 5
  • 5 dicas para proteger a saúde neste Natal
    proteger a saúde - peso

    Controle o peso

    No Natal, principalmente em Portugal, come-se muito bem. E em demasia. É por isso de sobremaneira importante que tente controlar o peso durante a quadra. Equilibrando uma dieta responsável com exercício físico regular, por exemplo. O excesso de peso, e a obesidade, são considerados pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia com consequências muito graves para a saúde. Em 2016, havia 1,9 mil milhões de adultos com excesso de peso. Adultos esses com maior preponderância para desenvolverem doenças cardiovasculares e outras que com elas se relacionam: da diabetes aos distúrbios do sono.

    2 / 5
  • 5 dicas para proteger a saúde neste Natal
    proteger a saúde - exercício

    Arranje tempo para se exercitar

    Há sempre tempo para fazer exercício. É preciso é vontade e disciplina. Assim sendo, se está de férias por esta altura, não tem mesmo desculpa. Ainda para mais, este ano, com as medidas de restrição de convívios familiares, nem o ter a «família grande toda lá em casa» pode ser utilizado para tal. A atividade física pode, literalmente, salvar a vida. Os benefícios de exercitar o corpo durante 30 a 60 minutos por dia, vários dias por semana são muitos: da ajuda no controlo da pressão arterial alta, do colesterol elevado e da obesidade. À melhoria do bem-estar geral e estímulo à procura de um estilo de vida mais saudável.

    3 / 5
  • 5 dicas para proteger a saúde neste Natal
    proteger a saúde - pressão arterial

    Monitorize a pressão arterial

    Muitas vezes chamamos à pressão arterial, «tensão». Quando está alta é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Para controlar a sua pressão arterial, deve adotar todas as recomendações dadas  aqui, do exercício à dieta equilibrada. E deve medi-la, em casa ou na farmácia, por exemplo, com regularidade. Assim sendo, valores de pressão arterial elevados (acima dos 130 mm/Hg na chamada sistólica ou «alta» e/ou 85 mm/Hg na chamada diastólica ou «baixa») podem ser motivo de preocupação. Nessa altura, fale com o seu médico ou farmacêutico para que lhe recomendem que passos deve seguir.

    4 / 5
  • 5 dicas para proteger a saúde neste Natal

    Conheça os factos e ponha o coração em primeiro lugar

    Para que possamos evitar e controlar um problema, convém que conheçamos a sua verdadeira gravidade. Infelizmente, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte no Mundo inteiro. Muitas delas, eram preveníveis. Por isso, faz todo o sentido que o coração passe a estar, no próximo ano, ainda mais no centro das nossas preocupações. Conhecer estes dados é bom para si e, sobretudo, para a sua saúde. E já agora, podem e devem ser partilhados neste Natal com os seus amigos e família. Assim, também você estará a contribuir para proteger a saúde dos seus.

    5 / 5
artigo

O colesterol senta-se à mesa na ceia de Natal?

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte