Pub
Pub
artigo
imprimir

5 alimentos bons para o coração

Os hábitos alimentares pouco saudáveis são importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Para o ajudar a cuidar do seu coração, aqui estão 5 alimentos a incluir na sua dieta!

Uma alimentação saudável pode ajudar a controlar o peso e os níveis de açúcar no sangue, bem como a manter níveis saudáveis de colesterol e de reduzir a pressão arterial. São ou não são argumentos fortes no «combate» às doenças cardiovasculares? Então vamos lá a saber o que é isso de alimentos bons para o coração.

A dieta mediterrânea, uma dieta «amiga» do coração

A dieta mediterrânea é um dos estilos alimentares mais estudados pelos seus efeitos saudáveis para o coração. Isto porque, é um padrão alimentar com um alto teor de gorduras mono e polinsaturadas, fibras alimentares vegetais, antioxidantes e fatores anti-inflamatórios.

 

Esta dieta inclui, sobretudo:

 

  • Ingestão de alimentos de origem vegetal, como fruta, legumes, grãos integrais, leguminosas e frutos secos;

 

  • Consumo de gorduras monoinsaturadas (presentes no azeite e peixes gordos) em detrimento das gorduras saturadas (carnes vermelhas e laticinios gordos) que aumentam os níveis de «mau» colesterol (LDL) responsável pelo entupimento das artérias;

 

  • Recurso a especiarias em vez de sal para dar sabor aos alimentos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dose diária de sal recomendada é de 5 g (1 colher de chá), sendo que em média, os portugueses consomem mais do dobro desta quantidade, aumentando o risco de hipertensão (pressão arterial elevada);

 

 

Assim, e tendo por base a dieta mediterrânea, eis 5 alimentos bons para o coração que pode incluir no seu dia a dia.

5 alimentos bons para o coração
  • 5 alimentos bons para o coração

    Salmão

    Entre os alimentos bons para o coração, o salmão destaca-se por ser rico em ácidos gordos ómega-3. Esta gordurinha boa ajuda a evitar a formação das placas que obstruem as artérias, a reduzir o colesterol e a combater os triglicéridos. E é, por isso, um alimento muito importante que pode consumir de vez em quando.

    1 / 5
  • 5 alimentos bons para o coração

    Linhaça

    É considerada um alimento funcional. Isto significa que, além de seus nutrientes básicos, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. É uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 (antioxidantes) e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glicose no sangue.

    2 / 5
  • 5 alimentos bons para o coração

    Vinho tinto

    O resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que reduzem o «mau» colesterol. Ou seja, é considerada uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular. Mas no que toca a quantidades, saiba que as mulheres não devem exceder 1 copo de vinho tinto por dia, enquanto os homens não devem ingerir mais do que 2 copos.

    3 / 5
  • 5 alimentos bons para o coração

    Espinafres

    Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos. À semelhança de outros vegetais de folha verde-escura, contêm luteína, magnésio, folato, fibra e potássio. Deve incluir os vegetais na sua alimentação diariamente.

    4 / 5
  • 5 alimentos bons para o coração

    Frutos vermelhos

    Ricos em antocianinas (antioxidantes), os frutos vermelhos (morangos, mirtilos, arandos, framboesas) contribuem para:

     

    • eliminação de toxinas presentes no organismo
    • protegem-nos contra as infeções
    • contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro.

     

    Pode combiná-los em batidos e sumos, ou no iogurte, nos lanches e ao pequeno-almoço, 3 vezes por semana.

    5 / 5
artigo

62.

6 sugestões para ajudar a planear refeições

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte