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4 dicas para reduzir o consumo de sal

Sabia que há formas de reduzir o consumo de sal para além de ter cuidado na hora de cozinhar? Siga 4 dicas que o podem ajudar!

Adicionar uma pitada a mais de sal na cozinha ajuda a evidenciar o sabor dos alimentos, mas pode contribuir negativamente para problemas de saúde, como a hipertensão e aumento do risco cardiovascular.

 

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o sal é um dos condimentos mais utilizados e estima-se que os adultos consumam diariamente quantidades 2 vezes superiores às recomendadas. E estima-se ainda que, no caso das crianças, o consumo seja 4 vezes superior às recomendações.

 

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal deveria ser de 5g para um adulto e de 3g para as crianças. Para começar a reduzir o consumo de sal siga as nossas dicas.

4 dicas para reduzir o consumo de sal
  • 4 dicas para reduzir o consumo de sal

    1 - Prefira as frutas e os legumes frescos

    Tanto as frutas como os legumes frescos têm pouco teor de sódio. Pode ainda optar pela versão congelada, sendo aconselhável verificar se estes produtos contêm, ainda assim, de frutas e legumes frescos.

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    2 - Habitue-se a ler os rótulos dos alimentos

    O conteúdo de sal vem sempre especificado nos rótulos dos alimentos que encontra à venda nas superfícies alimentares. Por isso, uma boa prática é habituar-se a lê-los para ter uma noção mais clara do sal contido nos alimentos que compra.

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    3 - Compare os rótulos de diferentes marcas

    Apesar de se tratar do mesmo alimento, diferentes marcas podem conter diferentes teores de sal. Por isso, aproveite e ao mesmo tempo que se começa a consultar os rótulos dos alimentos, habitue-se ainda a comparar diferentes produtos para escolher a opção mais saudável para si.

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    4 - Prefira as carnes frescas às embaladas

    As porções de carne fresca, seja de que tipo for, contêm sódio. No entanto, tendem a ter menor conteúdo de sal, em comparação com a carne embalada ou processada. Uma boa forma de perceber se a carne pode conter níveis elevados de sal é se verificar que mantém bem durante vários dias no frigorífico.

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Referências
  • Diabetes 365º

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