Terapia da fala após AVC?
Após um AVC podem ocorrer sequelas, entre as quais na fala e comunicação. Hoje falaremos sobre elas e qual o papel da terapia da fala na sua recuperação.
Muitas vezes, os doentes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) têm de fazer terapia da fala. Mas qual a relação entre a fala e o que se passa no cérebro lesado por um AVC?
O acidente vascular cerebral
O AVC ocorre quando uma parte do nosso cérebro deixa de receber oxigénio durante um período de tempo, devido à obstrução de uma artéria por um trombo ou uma hemorragia cerebral. Quanto maior a quantidade de tecido cerebral afetada, e quanto maior o tempo de privação de oxigénio, pior serão as consequências.
As sequelas também variam conforme o território atingido. Se a zona do cérebro afetada for aquela responsável pela fala e comunicação, existirão sintomas e sequelas na forma de falar e comunicar.
AVC e fala: quais as consequências?
A fala é uma ferramenta fundamental na comunicação. Assim sendo, após um AVC, podem existir sequelas na fala, que não são todas iguais.
Disartria
A disartria é a dificuldade em articular as palavras de maneira correta. Conforme a zona do cérebro afetada, a disartria pode englobar, entre outras:
- Dificuldades na entoação das palavras.
- Não conseguir manter um ritmo de conversação normal.
- Articular palavras de forma imprecisa.
Afasia
Afasia significa a perda da capacidade de expressão ou compreensão da linguagem. Essa perda pode ser total ou parcial. E da linguagem falada ou escrita, conforme a gravidade do AVC. As afasias podem ser divididas em 3 grupos:
- Afasia de Wernicke
Ocorre quando a chamada área de Wernicke no cérebro é afetada. Quando tal acontece, existe uma dificuldade em compreender a linguagem oral e escrita. É frequente a pessoa utilizar palavras de maneira muito fluente, mas são palavras confusas, não se apercebendo que estão a dizer coisas sem sentido. Também não entendem as palavras escritas.
- Afasia de Broca
Na afasia de Broca, é a área de Broca do cérebro que está afetada. Neste caso, a pessoa compreende o que ouve e lê, mas não consegue encontrar as palavras no momento de se expressar ou escrever.
- Afasia Global
Neste caso, existe dificuldade tanto em compreender as palavras como em expressar-se corretamente.
Apraxia verbal
A apraxia caracteriza-se pela dificuldade em realizar os gestos e movimentos necessários para realizar qualquer tarefa. Portanto, a apraxia verbal é um distúrbio motor, normalmente por uma lesão nos lobos parietais do cérebro, onde a compreensão e expressão não estão afetadas.
Terapia da fala: há benefício?
A resposta a esta pergunta é: sim, claro!
Após um AVC, a fisioterapia dirigida às sequelas é fundamental. A terapia da fala, por terapeutas especializados, traz inúmeros benefícios a quem apresenta alterações na fala. Apesar de muitos dos problemas melhorarem, essa evolução é algo difícil de prever.
Mas não desanime: os terapeutas irão indicar exercícios de escrita e linguagem, quer nas sessões, quer para fazer em casa, que aceleram a recuperação. Além disso, existem estratégias de comunicação que pode adoptar. Por exemplo, apoio gestual ou recurso a aparelhos eletrónicos. O importante é realizar terapia da fala precocemente e cumprir os exercícios.
Por fim, já sabe, aproveite e junte-se à nossa comunidade Diabetes 365º!