Pub
Pub
artigo
imprimir

Os benefícios de perder peso extra para a sua saúde

Se acha que melhorar a sua forma física e perder peso são ainda objetivos difíceis, está na hora de mudar a sua atitude. Afinal, uma pequena perda de peso pode trazer grandes benefícios para a saúde do seu coração!

Está cientificamente provado que existe uma relação linear e diretamente proporcional entre o índice de massa corporal (IMC) e vários fatores de risco para doença cardiovascular. Ou seja, quanto mais elevado o IMC, maior o risco de desenvolver doença cardiovascular. E quando o IMC está acima do recomendado, talvez esteja na hora de considerar perder peso extra, em nome da sua saúde!

Calcular o IMC, o primeiro passo para saber se é preciso perder peso extra

O IMC calcula-se como a proporção entre o peso total do indivíduo (em quilogramas) dividido pelo quadrado da sua altura (em metros). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pessoa adulta é considerada de baixo peso se o seu IMC é inferior ou igual a 18,5, de peso normal se o seu IMC está no intervalo 18,5 – 24,9, em condição de pré-obesidade com um IMC entre 25 e 29,9, e obesa com valores de IMC iguais ou acima de 30.

 

De acordo com a ciência, a cada escalão de IMC são associados níveis crescentes de tensão arterial, colesterol, e glicose no sangue em jejum. Em suma, é considerado que as consequências adversas existem de forma contínua, e que mesmo pequenos aumentos no peso corporal na faixa inferior à média da distribuição do IMC (<25) se podem traduzir em aumentos importantes no risco de doença cardiovascular no longo prazo.

 

Num estudo com mais de 100.000 enfermeiras norte americanas de idades entre 30 e 55 anos, observou-se que o risco de doença cardíaca em mulheres com IMC de 25 era o dobro do risco associado às mulheres com IMC inferior a 21.

artigo

O que é considerado o peso ideal?

Por conseguinte, de acordo com especialistas médicos, seria suficiente perder entre 5 a 10% do peso corporal para reduzir significativamente o risco de doença cardiovascular. Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 kg poderia atingir benefícios consideráveis para a sua saúde perdendo apenas 4 a 8 kg.

O que acontece à sua saúde cardiovascular quando perde peso?

Investigadores da Universidade de Washington que acompanharam doentes num programa para perder peso demonstraram benefícios em aspetos cruciais da saúde cardiovascular:

 

  • Vasos sanguíneos e coração. Há menos gordura a formar placas ateroscleróticas, isto é, as placas que podem acumular e entupir os vasos sanguíneos. Assim sendo, há uma melhor circulação do sangue, reduzindo a carga de trabalho do coração, e por conseguinte, o risco de enfarte do miocárdio.

 

  • Coágulos de sangue. Perder peso, mesmo que de forma reduzida, diminui a probabilidade de um coágulo de sangue se formar e de chegar ao coração, pulmões ou cérebro.

 

  • Gordura abdominal. A gordura abdominal é especialmente prejudicial à saúde do coração. Um estudo de 2011 publicado na revista Cardiology descobriu que as pessoas com peso normal, mas gordura abdominal têm um risco acrescido de doença cardíaca quando comparadas com pessoas com peso distribuído de forma não localizada.

 

Assim sendo, se melhorar a sua forma física e perder peso são ainda objetivos distantes, saiba que é hora de mudar a sua atitude. Afinal, uma pequena perda de peso pode trazer grandes benefícios para a saúde do seu coração!

 

Por fim, junte-se à comunidade Cardio 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte